SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315 |
Resumo: | This work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis). |
id |
UFPB_5cf714545214517d71f8427ac8b33179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/7315 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?SINAESProcessos de avaliaçãoUFPBCultura de avaliaçãoSINAESEvaluation ProcessUFPBEvaluation CultureCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThis work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho busca entender o processo de implementação de procedimentos avaliativos estabelecidos pelo SINAES na Universidade Federal da Paraíba. A ideia é identificar como aspectos de uma ―cultura da avaliação‖, firmemente estabelecida após o processo de Bolonha, estão sendo experienciados pelas universidades brasileiras através do estudo de caso da Universidade Federal da Paraíba. A abordagem metodológica utilizada foi a da pesquisa qualitativa (métodos de observação participante, entrevistas e análise de documentos) a partir de uma abordagem da sociologia crítica. Através da pesquisa qualitativa buscamos apresentar e entender a rotina dos processos de avaliação e como estes influenciam na construção de novos valores e práticas que orientam a vida universitária. Foi analisado o processo de avaliação interna da UFPB do ano de 2013 a partir de observação participante nos Seminários de Autoavaliação. Foram realizadas entrevistas com membros das CPA (Comissão Própria de Avaliação) e da Comissão Executiva de Avaliação Institucional (CEAI), de diretores ou vice-diretores dos centros do campus I da UFPB e de coordenadores ou vice-coordenadores de cursos. Assim, a pesquisa busca apresentar as especificidades do processo de implantação do SINAES na Universidade Federal da Paraíba. Percebemos que há na UFPB resistência em relação aos procedimentos de avaliação, seja por medo ou receio de serem avaliados, seja por descrédito do processo real de avaliação que se institucionalizou nas universidades. Essa resistência transpareceu em algumas entrevistas e na pouca participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Além disso, notamos uma contradição entre o discurso oficial, que apoia a avaliação e a entende como fundamental para a universidade, e a prática, onde os procedimentos de avaliação não foram incorporados de fato na rotina acadêmica da UFPB.Universidade Federal da ParaíbaBRSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBBrito, Simone Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/1833114674355841Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo2015-05-14T13:27:08Z2018-07-21T00:33:04Z2014-08-142018-07-21T00:33:04Z2014-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:07:16Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:07:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
title |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
spellingShingle |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo SINAES Processos de avaliação UFPB Cultura de avaliação SINAES Evaluation Process UFPB Evaluation Culture CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
title_full |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
title_fullStr |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
title_full_unstemmed |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
title_sort |
SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade? |
author |
Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo |
author_facet |
Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Simone Magalhães http://lattes.cnpq.br/1833114674355841 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosas, Ana Karolina Ramalho de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SINAES Processos de avaliação UFPB Cultura de avaliação SINAES Evaluation Process UFPB Evaluation Culture CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
SINAES Processos de avaliação UFPB Cultura de avaliação SINAES Evaluation Process UFPB Evaluation Culture CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
This work analyses the implementation of SINAES (the Brazilian system of policies to evaluate its Higher Education) at Federal University of Paraíba. SINAES is an ongoing process established for the development of an ‗evaluation culture in Brazilian universities, and this work aims at understanding how it is changing universities values and experiences, focusing on its effects on how the ideal of University is understood through the case study of UFPB. Its main idea is to identify if and how an ‗evaluation culture established by the Bologna Process is changing and reshaping the idea of University and how its functions and processes are being currently experienced at UFPB. In this way, the research is a critically oriented sociology of evaluation processes and routines based on a set of qualitative methods (participant observation, interviews and document analysis). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-14 2014-06-20 2015-05-14T13:27:08Z 2018-07-21T00:33:04Z 2018-07-21T00:33:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315 |
identifier_str_mv |
ROSAS, Ana Karolina Ramalho de Araújo. SINAES e os procedimentos de avaliação: a construção de uma nova cultura na Universidade?.2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842923379097600 |