Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Marijane Alves Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837
Resumo: The study investigated the Open University of Brazil (UAB) and its institutionalization as a Public System of Distance Education. The thesis points out that UAB is configured as a network of organized complex systems, since each system that makes up this network has elements that are interrelated paradoxically, of autonomous and interdependent, from their differences. Thus, the constitution of a system can not do without the assumption of wholeness and organization so that the elements that compose it are considered from their interrelations. Guided in a qualitative research, adopting the systemic perspective, with the instruments to literature review, document analysis and an online form, and a field of study, through the virtual pages of educational institutions linked to the UAB System. It was based on the concepts of systems based on the contributions of Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana and Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) and Frijot Capra (2010). Sought on the theories and systemic concepts, indicators and characteristic elements of a system, to the light of those analyze the UAB system in their organization and structure.
id UFPB_5df105e519065f4ffb1dcddd64538741
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18837
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distânciaSistemaEducação a distânciaEnsino superiorPolítica educacionalSystemDistance educationHigher educationEducational policyEducación a distanciaEducación superiorPolítica educativaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe study investigated the Open University of Brazil (UAB) and its institutionalization as a Public System of Distance Education. The thesis points out that UAB is configured as a network of organized complex systems, since each system that makes up this network has elements that are interrelated paradoxically, of autonomous and interdependent, from their differences. Thus, the constitution of a system can not do without the assumption of wholeness and organization so that the elements that compose it are considered from their interrelations. Guided in a qualitative research, adopting the systemic perspective, with the instruments to literature review, document analysis and an online form, and a field of study, through the virtual pages of educational institutions linked to the UAB System. It was based on the concepts of systems based on the contributions of Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana and Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) and Frijot Capra (2010). Sought on the theories and systemic concepts, indicators and characteristic elements of a system, to the light of those analyze the UAB system in their organization and structure.RESUMEN. El estudio investigó la Universidad Abierta de Brasil (UAB) y su institucionalización como un Sistema Público de Educación a Distancia. La tesis señala que UAB está configurado como una red de sistemas complejos organizados, ya que cada sistema que hace que esta red tiene elementos que se interrelacionan paradójicamente, de autónoma y interdependiente, de sus diferencias. Por lo tanto, la constitución de un sistema no puede prescindir de la asunción de la totalidad y la organización para que los elementos que la componen son considerados de sus interrelaciones. Guiado en una investigación cualitativa, adoptando la perspectiva sistémica, con los instrumentos de revisión de la literatura, análisis de documentos y un formulario en línea, y un campo de estudio, a través de las páginas virtuales de instituciones educativas vinculadas al Sistema de la UAB. Se basa en los conceptos de los sistemas basados en las contribuciones de Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana y Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) y Frijot Capra (2010). Buscamos en las teorías y conceptos sistémicos, indicadores y elementos característicos de un sistema, a la luz de los análisis del sistema de la UAB, en su organización y estructura.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO estudo investigou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e sua institucionalização enquanto um Sistema Público de Educação a Distância. A tese aponta que a UAB se configura enquanto uma rede de sistemas complexos organizados, uma vez que cada sistema que compõe essa rede dispõe de elementos que se relacionam, paradoxalmente, de modo autônomo e interdependente. Assim, na constituição de um sistema não se pode prescindir do pressuposto da totalidade e da organização de modo que os elementos que o compõem sejam considerados a partir de suas inter-relações. Pautou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, adotando a perspectiva sistêmica, tendo como instrumentos a análise bibliográfica, a análise documental e um formulário online, além de um estudo de campo, através das páginas virtuais das instituições de ensino vinculadas ao Sistema UAB. Fundamentou-se nas concepções sobre Sistemas a partir das contribuições de Ludwing von Bertalanffy (2010); Maturana e Varela (1995); Luhmann ( 2009); Edgar Morin (1977) e Frijot Capra (2010). Buscou-se nas teorias e concepções sistêmicas, elementos indicadores e característicos de um sistema, para à luz destes analisar o Sistema UAB em sua organização e estrutura.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBAragão, Wilson Honoratohttp://lattes.cnpq.br/4673228883610996Pimentel, Marijane Alves Andrade2020-12-22T17:02:35Z2019-07-182020-12-22T17:02:35Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2020-12-23T06:16:30Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/18837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2020-12-23T06:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
title Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
spellingShingle Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
Pimentel, Marijane Alves Andrade
Sistema
Educação a distância
Ensino superior
Política educacional
System
Distance education
Higher education
Educational policy
Educación a distancia
Educación superior
Política educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
title_full Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
title_fullStr Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
title_full_unstemmed Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
title_sort Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
author Pimentel, Marijane Alves Andrade
author_facet Pimentel, Marijane Alves Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Wilson Honorato
http://lattes.cnpq.br/4673228883610996
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Marijane Alves Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema
Educação a distância
Ensino superior
Política educacional
System
Distance education
Higher education
Educational policy
Educación a distancia
Educación superior
Política educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Sistema
Educação a distância
Ensino superior
Política educacional
System
Distance education
Higher education
Educational policy
Educación a distancia
Educación superior
Política educativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The study investigated the Open University of Brazil (UAB) and its institutionalization as a Public System of Distance Education. The thesis points out that UAB is configured as a network of organized complex systems, since each system that makes up this network has elements that are interrelated paradoxically, of autonomous and interdependent, from their differences. Thus, the constitution of a system can not do without the assumption of wholeness and organization so that the elements that compose it are considered from their interrelations. Guided in a qualitative research, adopting the systemic perspective, with the instruments to literature review, document analysis and an online form, and a field of study, through the virtual pages of educational institutions linked to the UAB System. It was based on the concepts of systems based on the contributions of Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana and Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) and Frijot Capra (2010). Sought on the theories and systemic concepts, indicators and characteristic elements of a system, to the light of those analyze the UAB system in their organization and structure.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-27
2019-07-18
2020-12-22T17:02:35Z
2020-12-22T17:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843022068973568