Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731 |
Resumo: | This dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute. |
id |
UFPB_6b625884cb3453393cfe39ca2663f096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/9731 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da féIgrejas EvangélicasMercado gospelConsumoBens SimbólicosPentecostalismoNeopentecostalModernidadePós-ModernidadeProtestant ChurchGospel MarketConsumeSimbolic AssetsPentecostalismNeopentecostalModernityPostmodernityCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThis dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação objetiva descrever a atuação em relação a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Recife como representante do neopentecostalismo brasileiro na sociedade dita pós-moderna. Descreve-se, para isso, como a igreja vem se destacando através das estratégias mercadológicas contidas no seu discurso teológico, tendo nisso seu principal elemento de diferenciação dos demais grupos religiosos. O trabalho procura identificar através do que foi observado nas cerimônias religiosas e nos sermões proferidos pela liderança eclesiástica, as principais práticas teológicas e a forma que o discurso religioso se relaciona, nesse caso específico, com a pós-modernidade, tanto no seu dia-a-dia, como também nas estratégias de mercado utilizadas na disputa religiosa.Universidade Federal da ParaíbaBrasilSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBLeón, Adriano Azevedo Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/7946111602996683Oliveira Junior, Jonas Pereira de2017-12-27T13:15:13Z2018-07-21T00:32:25Z2018-07-21T00:32:25Z2010-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:30:34Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
title |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
spellingShingle |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé Oliveira Junior, Jonas Pereira de Igrejas Evangélicas Mercado gospel Consumo Bens Simbólicos Pentecostalismo Neopentecostal Modernidade Pós-Modernidade Protestant Church Gospel Market Consume Simbolic Assets Pentecostalism Neopentecostal Modernity Postmodernity CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
title_full |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
title_fullStr |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
title_full_unstemmed |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
title_sort |
Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé |
author |
Oliveira Junior, Jonas Pereira de |
author_facet |
Oliveira Junior, Jonas Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
León, Adriano Azevedo Gomes de http://lattes.cnpq.br/7946111602996683 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Junior, Jonas Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igrejas Evangélicas Mercado gospel Consumo Bens Simbólicos Pentecostalismo Neopentecostal Modernidade Pós-Modernidade Protestant Church Gospel Market Consume Simbolic Assets Pentecostalism Neopentecostal Modernity Postmodernity CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
Igrejas Evangélicas Mercado gospel Consumo Bens Simbólicos Pentecostalismo Neopentecostal Modernidade Pós-Modernidade Protestant Church Gospel Market Consume Simbolic Assets Pentecostalism Neopentecostal Modernity Postmodernity CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
This dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-11 2017-12-27T13:15:13Z 2018-07-21T00:32:25Z 2018-07-21T00:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842922161700864 |