Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Jonas Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731
Resumo: This dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute.
id UFPB_6b625884cb3453393cfe39ca2663f096
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9731
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da féIgrejas EvangélicasMercado gospelConsumoBens SimbólicosPentecostalismoNeopentecostalModernidadePós-ModernidadeProtestant ChurchGospel MarketConsumeSimbolic AssetsPentecostalismNeopentecostalModernityPostmodernityCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThis dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação objetiva descrever a atuação em relação a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Recife como representante do neopentecostalismo brasileiro na sociedade dita pós-moderna. Descreve-se, para isso, como a igreja vem se destacando através das estratégias mercadológicas contidas no seu discurso teológico, tendo nisso seu principal elemento de diferenciação dos demais grupos religiosos. O trabalho procura identificar através do que foi observado nas cerimônias religiosas e nos sermões proferidos pela liderança eclesiástica, as principais práticas teológicas e a forma que o discurso religioso se relaciona, nesse caso específico, com a pós-modernidade, tanto no seu dia-a-dia, como também nas estratégias de mercado utilizadas na disputa religiosa.Universidade Federal da ParaíbaBrasilSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBLeón, Adriano Azevedo Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/7946111602996683Oliveira Junior, Jonas Pereira de2017-12-27T13:15:13Z2018-07-21T00:32:25Z2018-07-21T00:32:25Z2010-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:30:34Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
title Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
spellingShingle Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
Oliveira Junior, Jonas Pereira de
Igrejas Evangélicas
Mercado gospel
Consumo
Bens Simbólicos
Pentecostalismo
Neopentecostal
Modernidade
Pós-Modernidade
Protestant Church
Gospel Market
Consume
Simbolic Assets
Pentecostalism
Neopentecostal
Modernity
Postmodernity
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
title_full Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
title_fullStr Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
title_full_unstemmed Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
title_sort Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
author Oliveira Junior, Jonas Pereira de
author_facet Oliveira Junior, Jonas Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv León, Adriano Azevedo Gomes de
http://lattes.cnpq.br/7946111602996683
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, Jonas Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Igrejas Evangélicas
Mercado gospel
Consumo
Bens Simbólicos
Pentecostalismo
Neopentecostal
Modernidade
Pós-Modernidade
Protestant Church
Gospel Market
Consume
Simbolic Assets
Pentecostalism
Neopentecostal
Modernity
Postmodernity
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Igrejas Evangélicas
Mercado gospel
Consumo
Bens Simbólicos
Pentecostalismo
Neopentecostal
Modernidade
Pós-Modernidade
Protestant Church
Gospel Market
Consume
Simbolic Assets
Pentecostalism
Neopentecostal
Modernity
Postmodernity
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-11
2017-12-27T13:15:13Z
2018-07-21T00:32:25Z
2018-07-21T00:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842922161700864