Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Celeide Maria Vera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
Resumo: This study examines the experience of learning evaluation in the context of public school in the city of Recife, Pernambuco, in 2015. The theoretical basis for discussing the principles, objectives, goals and methodological aspects of learnig evaluation in elementary school is based mainly on the works on this theme developed by Haydt (2001), Luckesi (2002), Hoffman ( 2001),Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). The research was designed as a documental research, based on the experience of the State School Edwiges de Sá Pereira. Its methodology is characterized by adopting a document analysis, data collected through Tests of Portuguese and mathematics by the teachers of the 8th and 9th years of elementary school. The link between the knowledge acquired by the practice of educational evaluation and the awareness of the theory of evaluation scholarship help us to identify the limits and possibilities of this action in everyday school life. The results achieved will be used to stimulate and instruct other public schools of Pernambuco to adopt the practice of evaluation in their educational spaces.
id UFPB_6d8383111714a4997e42a6cc39d50110
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11763
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégicoAvaliação da AprendizagemParâmetros CurricularesGestão escolarRede Pública do Estado de PernambucoLearning evaluationCurricular ParametersScholar managementPublic network of the State of PernambucoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study examines the experience of learning evaluation in the context of public school in the city of Recife, Pernambuco, in 2015. The theoretical basis for discussing the principles, objectives, goals and methodological aspects of learnig evaluation in elementary school is based mainly on the works on this theme developed by Haydt (2001), Luckesi (2002), Hoffman ( 2001),Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). The research was designed as a documental research, based on the experience of the State School Edwiges de Sá Pereira. Its methodology is characterized by adopting a document analysis, data collected through Tests of Portuguese and mathematics by the teachers of the 8th and 9th years of elementary school. The link between the knowledge acquired by the practice of educational evaluation and the awareness of the theory of evaluation scholarship help us to identify the limits and possibilities of this action in everyday school life. The results achieved will be used to stimulate and instruct other public schools of Pernambuco to adopt the practice of evaluation in their educational spaces.NenhumaEste estudo visa analisar a prática da avaliação no cotidiano escolar da rede pública estadual de Recife, Pernambuco, no ano de 2015, tendo como foco as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O suporte teórico para discutir os princípios, objetivos, finalidades e aspectos metodológicos da avaliação da aprendizagem nas escolas de educação básica baseou-se nos trabalhos sobre este tema desenvolvidos por Haydt(2001), Luckesi (2002), Hoffman (2001), Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). A pesquisa configura-se como uma pesquisa documental, tomando por base a experiência da Escola Estadual Edwiges de Sá Pereira de Recife - PE. Sua metodologia caracteriza-se por adotar a análise documental feita através das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para os 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco. A articulação entre conhecimentos construídos a partir da prática da avaliação nos permitirá identificar os limites e possibilidades desta ação no cotidiano escolar. Os resultados encontrados serão utilizados para instruir e estimular outras escolas públicas da rede estadual do estado de Pernambuco a adotarem a prática de discutirem a avaliação em seus espaços educativos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBBrennand, Eládio José de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9017015042336744Cruz, Celeide Maria Vera2018-09-21T12:19:58Z2018-09-212018-09-21T12:19:58Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-22T06:00:46Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-22T06:00:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
title Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
spellingShingle Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
Cruz, Celeide Maria Vera
Avaliação da Aprendizagem
Parâmetros Curriculares
Gestão escolar
Rede Pública do Estado de Pernambuco
Learning evaluation
Curricular Parameters
Scholar management
Public network of the State of Pernambuco
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
title_full Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
title_fullStr Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
title_full_unstemmed Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
title_sort Avaliação como instrumento de gestão e planejamento estratégico
author Cruz, Celeide Maria Vera
author_facet Cruz, Celeide Maria Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brennand, Eládio José de Góes
http://lattes.cnpq.br/9017015042336744
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Celeide Maria Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Parâmetros Curriculares
Gestão escolar
Rede Pública do Estado de Pernambuco
Learning evaluation
Curricular Parameters
Scholar management
Public network of the State of Pernambuco
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação da Aprendizagem
Parâmetros Curriculares
Gestão escolar
Rede Pública do Estado de Pernambuco
Learning evaluation
Curricular Parameters
Scholar management
Public network of the State of Pernambuco
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study examines the experience of learning evaluation in the context of public school in the city of Recife, Pernambuco, in 2015. The theoretical basis for discussing the principles, objectives, goals and methodological aspects of learnig evaluation in elementary school is based mainly on the works on this theme developed by Haydt (2001), Luckesi (2002), Hoffman ( 2001),Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). The research was designed as a documental research, based on the experience of the State School Edwiges de Sá Pereira. Its methodology is characterized by adopting a document analysis, data collected through Tests of Portuguese and mathematics by the teachers of the 8th and 9th years of elementary school. The link between the knowledge acquired by the practice of educational evaluation and the awareness of the theory of evaluation scholarship help us to identify the limits and possibilities of this action in everyday school life. The results achieved will be used to stimulate and instruct other public schools of Pernambuco to adopt the practice of evaluation in their educational spaces.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-17
2018-09-21T12:19:58Z
2018-09-21
2018-09-21T12:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842933151825920