Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Thiago de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673
Resumo: This work deals with the Training of Teachers for a proposal of Integral Education from the evaluation participatory, democratic and reflective able to develop a faculty prepared to holistically students. The Integral Education has been developed in our State as a public policy that ensures the human rights of children and adolescents, by turning the transdisciplinary knowledge, as ethics, Citizenship, Political and Health and not limited only to inform, but also to form citizens to be aware and critical. It is a Case Study of “Escola Internacional Cidade Viva”, private school institution locate in the city of Joao Pessoa that has as pillars education full-time, the bilingual teaching and Christian ethics. In this study we analyzed the assessment instrument developed with teachers, demonstrating knowledge and skills linked to the proposal of Integral education. In the process it was found that the participatory evaluation can be a democratic and an objective tool that allows the entire professional growth of faculty.
id UFPB_86ea2df1704210a12312ad7da1da9ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7673
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PBEducação IntegralIntegral EducationFormação de ProfessoresFormação pela AvaliaçãoTeacher TrainingTraining for the EvaluationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work deals with the Training of Teachers for a proposal of Integral Education from the evaluation participatory, democratic and reflective able to develop a faculty prepared to holistically students. The Integral Education has been developed in our State as a public policy that ensures the human rights of children and adolescents, by turning the transdisciplinary knowledge, as ethics, Citizenship, Political and Health and not limited only to inform, but also to form citizens to be aware and critical. It is a Case Study of “Escola Internacional Cidade Viva”, private school institution locate in the city of Joao Pessoa that has as pillars education full-time, the bilingual teaching and Christian ethics. In this study we analyzed the assessment instrument developed with teachers, demonstrating knowledge and skills linked to the proposal of Integral education. In the process it was found that the participatory evaluation can be a democratic and an objective tool that allows the entire professional growth of faculty.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho versa sobre a Formação de Professores para uma proposta de Educação Integral a partir da avaliação participativa, democrática e reflexiva capaz de desenvolver um corpo docente preparado para formar holisticamente os alunos. A Educação Integral tem se desenvolvido em nosso Estado como política pública que garante os direitos humanos das crianças e dos adolescentes, ligando-se a saberes transdisciplinares, como Ética, Cidadania, Política e Saúde e não se limitando apenas a informar, mas a formar cidadãos conscientes e críticos. Trata-se de um Estudo de Caso desenvolvido na Escola Internacional Cidade Viva, instituição de ensino privado da cidade de João Pessoa que possui como pilares a educação em tempo integral, o ensino bilíngue e a ética cristã. Nesta pesquisa analisou-se o instrumento de avaliação desenvolvido com os professores, evidenciando saberes e competências vinculadas à proposta de educação Integral. No processo verificou-se que a avaliação participativa pode ser uma ferramenta democrática e objetiva que possibilita o crescimento profissional e integral do corpo docente.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBFarias, Maria da Salete Barboza dehttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454Dutra, Thiago de Medeiros2015-12-07T18:49:07Z2018-07-21T00:12:03Z2018-07-21T00:12:03Z2015-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Thiago de Medeiros. Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:36:36Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
title Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
spellingShingle Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
Dutra, Thiago de Medeiros
Educação Integral
Integral Education
Formação de Professores
Formação pela Avaliação
Teacher Training
Training for the Evaluation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
title_full Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
title_fullStr Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
title_full_unstemmed Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
title_sort Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB
author Dutra, Thiago de Medeiros
author_facet Dutra, Thiago de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Maria da Salete Barboza de
http://lattes.cnpq.br/1756002185521454
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Thiago de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral
Integral Education
Formação de Professores
Formação pela Avaliação
Teacher Training
Training for the Evaluation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Integral
Integral Education
Formação de Professores
Formação pela Avaliação
Teacher Training
Training for the Evaluation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work deals with the Training of Teachers for a proposal of Integral Education from the evaluation participatory, democratic and reflective able to develop a faculty prepared to holistically students. The Integral Education has been developed in our State as a public policy that ensures the human rights of children and adolescents, by turning the transdisciplinary knowledge, as ethics, Citizenship, Political and Health and not limited only to inform, but also to form citizens to be aware and critical. It is a Case Study of “Escola Internacional Cidade Viva”, private school institution locate in the city of Joao Pessoa that has as pillars education full-time, the bilingual teaching and Christian ethics. In this study we analyzed the assessment instrument developed with teachers, demonstrating knowledge and skills linked to the proposal of Integral education. In the process it was found that the participatory evaluation can be a democratic and an objective tool that allows the entire professional growth of faculty.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T18:49:07Z
2015-02-26
2018-07-21T00:12:03Z
2018-07-21T00:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, Thiago de Medeiros. Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673
identifier_str_mv DUTRA, Thiago de Medeiros. Educação integral, possibilidades e desafios de formação continuada de professores: um estudo de caso em uma escola privada de João Pessoa - PB. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842901000388608