Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFPB_8ef831111fc1411fccf3d5cd02d0ce89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/4960 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessáriaParâmetros Curriculares NacionaisTemas TransversaisInterdisciplinaridadeCidadaniaNational Curricular ParametersTransversalThemesInterdisciplinaryCitizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA partir da década de 90 com a Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jontiem, houve um novo reordenamento das políticas em todos os países da América Latina com a finalidade de educar todos os cidadãos de todas as sociedades. A reforma educacional brasileira a partir de 1995 com a publicação do documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, do MEC, discutindo a pertinência e relevância dos Temas Transversais que estão relacionados com uma tendência contemporânea internacional, onde foram incorporados entre seus princípios, todo repertório de valores humanos a ser desenvolvidos na escola. Ao analisar as entrevistas percebi, que a série de dificuldades apresentadas para o desenvolvimento da interdisciplinaridade através da inserção dos Temas Transversais na sala de aula pelas professoras, dentre elas, a ineficácia do estado, o despreparo e o desestímulo do professor em dominar as diversas áreas científicas que lhes são exigidas pelo documento. Ficando a sua implementação a iniciativa do professor que por ventura se sentir capaz.Since the 90s, when the Word Conference of Education to Everyone in Jontirem was realized, there was a neww reorder of the public politics in all Latin America countries and the aim was to educate all the citizens of all societies. The Brazilian Educational Reform in 1995 with the publication of the document of the National Curricular Parameters, for fundamental education, from grade 1 to grade 4, of MEC, discussing the pertinence and importance of the Transversal Themes that are related with a cntemporany and international tendency, and it was included as its principles, all the human values to be developed in the Transversal Themes in the classroom by the teachers, as inefficcacy of the teacher to dominate all the several scientic areas that are demanded in the document. Its implementation is a personal initiative of the teacher who feels capable enough to put it in practice.Universidade Federal da ParaíbaBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBGonsalves, Elisa Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5800314750536359Damasio, Maria Lúcia Francisco2015-05-07T15:10:09Z2018-07-20T23:55:31Z2009-09-292018-07-20T23:55:31Z2004-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:48:34Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:48:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
title |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
spellingShingle |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária Damasio, Maria Lúcia Francisco Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Interdisciplinaridade Cidadania National Curricular Parameters Transversal Themes Interdisciplinary Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
title_full |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
title_fullStr |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
title_full_unstemmed |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
title_sort |
Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária |
author |
Damasio, Maria Lúcia Francisco |
author_facet |
Damasio, Maria Lúcia Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonsalves, Elisa Pereira http://lattes.cnpq.br/5800314750536359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasio, Maria Lúcia Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Interdisciplinaridade Cidadania National Curricular Parameters Transversal Themes Interdisciplinary Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais Interdisciplinaridade Cidadania National Curricular Parameters Transversal Themes Interdisciplinary Citizenship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-08 2009-09-29 2015-05-07T15:10:09Z 2018-07-20T23:55:31Z 2018-07-20T23:55:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960 |
identifier_str_mv |
DAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Educação Programa de Pós Graduação em Educação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Educação Programa de Pós Graduação em Educação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842859143331840 |