Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasio, Maria Lúcia Francisco
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFPB_8ef831111fc1411fccf3d5cd02d0ce89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4960
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessáriaParâmetros Curriculares NacionaisTemas TransversaisInterdisciplinaridadeCidadaniaNational Curricular ParametersTransversalThemesInterdisciplinaryCitizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA partir da década de 90 com a Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jontiem, houve um novo reordenamento das políticas em todos os países da América Latina com a finalidade de educar todos os cidadãos de todas as sociedades. A reforma educacional brasileira a partir de 1995 com a publicação do documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série, do MEC, discutindo a pertinência e relevância dos Temas Transversais que estão relacionados com uma tendência contemporânea internacional, onde foram incorporados entre seus princípios, todo repertório de valores humanos a ser desenvolvidos na escola. Ao analisar as entrevistas percebi, que a série de dificuldades apresentadas para o desenvolvimento da interdisciplinaridade através da inserção dos Temas Transversais na sala de aula pelas professoras, dentre elas, a ineficácia do estado, o despreparo e o desestímulo do professor em dominar as diversas áreas científicas que lhes são exigidas pelo documento. Ficando a sua implementação a iniciativa do professor que por ventura se sentir capaz.Since the 90s, when the Word Conference of Education to Everyone in Jontirem was realized, there was a neww reorder of the public politics in all Latin America countries and the aim was to educate all the citizens of all societies. The Brazilian Educational Reform in 1995 with the publication of the document of the National Curricular Parameters, for fundamental education, from grade 1 to grade 4, of MEC, discussing the pertinence and importance of the Transversal Themes that are related with a cntemporany and international tendency, and it was included as its principles, all the human values to be developed in the Transversal Themes in the classroom by the teachers, as inefficcacy of the teacher to dominate all the several scientic areas that are demanded in the document. Its implementation is a personal initiative of the teacher who feels capable enough to put it in practice.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBGonsalves, Elisa Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5800314750536359Damasio, Maria Lúcia Francisco2015-05-07T15:10:09Z2018-07-20T23:55:31Z2009-09-292018-07-20T23:55:31Z2004-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2004.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:48:34Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4960Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:48:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
title Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
spellingShingle Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
Damasio, Maria Lúcia Francisco
Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Interdisciplinaridade
Cidadania
National Curricular Parameters
Transversal
Themes
Interdisciplinary
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
title_full Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
title_fullStr Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
title_full_unstemmed Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
title_sort Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária
author Damasio, Maria Lúcia Francisco
author_facet Damasio, Maria Lúcia Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonsalves, Elisa Pereira
http://lattes.cnpq.br/5800314750536359
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasio, Maria Lúcia Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Interdisciplinaridade
Cidadania
National Curricular Parameters
Transversal
Themes
Interdisciplinary
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Interdisciplinaridade
Cidadania
National Curricular Parameters
Transversal
Themes
Interdisciplinary
Citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-08
2009-09-29
2015-05-07T15:10:09Z
2018-07-20T23:55:31Z
2018-07-20T23:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2004.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960
identifier_str_mv DAMASIO, Maria Lúcia Francisco. Parâmetros curriculares nacionais: interdisciplinaridade e transversalidade uma proposta possível e necessária. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2004.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842859143331840