A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Sandro Alves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Echeverria, Agustina Rosa, Oliveira, Sandra de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais.
id FURG-9_2d9120d29e4094163ac32166c5198b11
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3021
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTEParâmetros Curriculares NacionaisTemas TransversaisEducação Ambiental.O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais.Lepidus2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/302110.14295/remea.v17i0.3021REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021/1710Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Sandro AlvesEcheverria, Agustina RosaOliveira, Sandra de Fátima2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3021Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
title A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
spellingShingle A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
Corrêa, Sandro Alves
Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Educação Ambiental.
title_short A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
title_full A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
title_fullStr A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
title_sort A INSERÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS – BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS - COM ÊNFASE NO TEMA MEIO AMBIENTE
author Corrêa, Sandro Alves
author_facet Corrêa, Sandro Alves
Echeverria, Agustina Rosa
Oliveira, Sandra de Fátima
author_role author
author2 Echeverria, Agustina Rosa
Oliveira, Sandra de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Sandro Alves
Echeverria, Agustina Rosa
Oliveira, Sandra de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Educação Ambiental.
topic Parâmetros Curriculares Nacionais
Temas Transversais
Educação Ambiental.
description O objetivo deste estudo foi verificar o trabalho desenvolvido com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e, vinculados a eles, os temas transversais e o tema meio ambiente. Para isso foram entrevistados 47 professores de 24 municípios da rede pública de ensino do estado de Goiás - Brasil. Verificou-se que os professores têm dificuldades na compreensão do conceito de transversalidade, mesmo assim, todos trabalham os temas transversais em suas disciplinas, inclusive o tema meio ambiente. Essa abordagem vem sendo realizada de maneira reducionista principalmente pela falta de preparação do professor para abranger essa nova dimensão do processo educacional que faz com que os temas transversais sejam relacionados a disciplinas específicas, fugindo às bases da transversalidade e sobrecarrega o professor, pois além de trabalhar os conteúdos disciplinares deve também abordar os temas transversais. Ficou evidenciado que os problemas encontrados no trabalho dos professores com os PCN não estão relacionados à falta de empenho do professor, mas às próprias deficiências da sua formação inicial, à falta de tempo para se envolver nessa nova proposta e à falta de recursos operacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021
10.14295/remea.v17i0.3021
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021
identifier_str_mv 10.14295/remea.v17i0.3021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3021/1710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782361423872