Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404 |
Resumo: | This work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario. |
id |
UFPB_ae80b6cfa8e8d7be74c6d5ee92e9aee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/9404 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administraçãoAdministraçãoEstudo e EnsinoEstilos de aprendizagemTeoria de aprendizagem ExperiencialManagementStudy and TeachingLearning StylesExperiential learning theoryCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThis work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario.O presente trabalho apresenta a elicitação de vínculos entre os estilos de aprendizagem de alunos do curso de Administração em três Instituições de Ensino Superior (IES) públicas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e o nível de predileção desses aprendizes em relação às diversas áreas de conhecimento do curso à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) de David Kolb. Para tanto, elaborase um referencial teórico em que um breve histórico do ensino de Administração no país é apresentado, assim como um conjunto de críticas ao processo de formação do administrador brasileiro. Soma-se a isso a apresentação da TAE e dos estilos de aprendizagem preconizados pelo autor. A metodologia utilizada na pesquisa tem natureza exploratória e descritiva e, por meio do processo de levantamento das informações mediante a aplicação de um instrumento de pesquisa, utiliza técnicas estatísticas uni e multivariadas para analisar os referidos vínculos. A técnica de análise discriminante é utilizada para definir um “ponto de corte” para os níveis de predileção das áreas de conhecimento e a análise de correspondência permite a construção de mapas perceptuais que ilustram as associações entre os estilos de aprendizagem e os níveis de predileção dos alunos. Os resultados do estudo indicam uma forte inclinação aos aspectos conceituais inerentes ao processo de aprendizagem em cada uma das áreas de conhecimento analisadas. Assim, ao final do trabalho, apresentam-se uma série de discussões acerca do atual processo de ensino e aprendizagem no curso de Administração e quais medidas poderiam ser implementadas para uma eventual mudança deste cenário.Universidade Federal da ParaíbaBrasilAdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFPBSilva, Anielson Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/3405428972303042Gomes, Glauco Ricardo Simões2017-09-04T15:55:16Z2018-07-20T23:38:52Z2018-07-20T23:38:52Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:40:37Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
title |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
spellingShingle |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração Gomes, Glauco Ricardo Simões Administração Estudo e Ensino Estilos de aprendizagem Teoria de aprendizagem Experiencial Management Study and Teaching Learning Styles Experiential learning theory CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
title_full |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
title_fullStr |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
title_full_unstemmed |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
title_sort |
Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração |
author |
Gomes, Glauco Ricardo Simões |
author_facet |
Gomes, Glauco Ricardo Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Anielson Barbosa da http://lattes.cnpq.br/3405428972303042 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Glauco Ricardo Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Estudo e Ensino Estilos de aprendizagem Teoria de aprendizagem Experiencial Management Study and Teaching Learning Styles Experiential learning theory CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Administração Estudo e Ensino Estilos de aprendizagem Teoria de aprendizagem Experiencial Management Study and Teaching Learning Styles Experiential learning theory CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
This work presents elucidate the links between the learning styles of Management students in three public Higher Education Institutions (HEI) in the states of Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte and the level of such apprentices´ predilection related to the various areas of knowledge of the course based on David Kolb´s Experiential Learning Theory (ELT). To this end, it is draw up a theoretical framework in which a brief historic of Management teaching in the country is presented, as well as a set of critical works related to the formation process of the Brazilian administrator. Added to that, the presentation of ELT and learning styles advocated by the author. The methodology used in the research has an exploratory and descriptive nature and, through the survey process, information is gathered by the application of a research tool. Finally, the work uses uni and multivariate statistics techniques to analyze these links. The discriminant analysis technique is used to define a "cutoff point" for predilection levels of knowledge areas and correspondence analysis allows the construction of perceptual maps illustrating the associations between learning styles and predilection levels of students. The results of the study indicate a strong inclination to conceptual aspects inherent to the learning process in each of the knowledge areas analyzed. Thus, the end of the work, they present a number of discussions about the current teaching and learning process in the course and what measures could be implemented to an eventual change this scenario. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-24 2017-09-04T15:55:16Z 2018-07-20T23:38:52Z 2018-07-20T23:38:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404 |
identifier_str_mv |
GOMES, Glauco Ricardo Simões. Os vínculos entre os estilos de aprendizagem e a predileção de alunos em relaçao às áreas de conhecimento da administração. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Administração Programa de Pós-Graduação em Administração UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Administração Programa de Pós-Graduação em Administração UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842865335173120 |