Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doutor, Catarina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529
Resumo: A ideia de que a experiência de vida pode constituir uma fonte de aprendizagem e de desenvolvimento não é, de todo, nova. Aliás, as experiências de vida quando são pensadas e refletidas adquirem uma dimensão formativa. No entanto, a experiência é, por si só, um conceito impreciso e que comporta um conjunto diversificado de significados. Nesse contexto, qual a relação entre experiência e aprendizagem? Acresce a essa questão, outras consideradas, de igual modo, importantes, tais como: Qual o papel formativo das experiências? E qual o papel da reflexão? Essas são algumas das questões que tentaremos responder. O presente artigo, de natureza teórica, procura refletir sobre os conceitos de aprendizagem e/ou formação experiencial e aprendizagem biográfica no quadro teórico-conceptual da educação e formação de adultos. A partir das principais perspectivas teóricas apresentadas e discutidas, os três conceitos assumem um sentido idêntico referente ao papel ativo do indivíduo, assim como à sua capacidade de refletir e, posteriormente, de atribuir sentidos e/ou significados às experiências vivenciadas. Acreditamos que a relevância desses conceitos teóricos se prende, precisamente, com a possibilidade de analisar os múltiplos significados e sentidos que os indivíduos atribuem quer às experiências, quer às aprendizagens adquiridas ao longo das suas vidas.
id USP-11_0c64c4a377135a459495f83c5b0bd026
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204529
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?ExperienceExperiential learningExperiential trainingBiographical learningBiographicityExperiênciaAprendizagem experiencialFormação experiencialAprendizagem biográficaBiograficidadeA ideia de que a experiência de vida pode constituir uma fonte de aprendizagem e de desenvolvimento não é, de todo, nova. Aliás, as experiências de vida quando são pensadas e refletidas adquirem uma dimensão formativa. No entanto, a experiência é, por si só, um conceito impreciso e que comporta um conjunto diversificado de significados. Nesse contexto, qual a relação entre experiência e aprendizagem? Acresce a essa questão, outras consideradas, de igual modo, importantes, tais como: Qual o papel formativo das experiências? E qual o papel da reflexão? Essas são algumas das questões que tentaremos responder. O presente artigo, de natureza teórica, procura refletir sobre os conceitos de aprendizagem e/ou formação experiencial e aprendizagem biográfica no quadro teórico-conceptual da educação e formação de adultos. A partir das principais perspectivas teóricas apresentadas e discutidas, os três conceitos assumem um sentido idêntico referente ao papel ativo do indivíduo, assim como à sua capacidade de refletir e, posteriormente, de atribuir sentidos e/ou significados às experiências vivenciadas. Acreditamos que a relevância desses conceitos teóricos se prende, precisamente, com a possibilidade de analisar os múltiplos significados e sentidos que os indivíduos atribuem quer às experiências, quer às aprendizagens adquiridas ao longo das suas vidas.The idea that life experience can be a source of learning and development is not at all new. In fact, life experiences when they are thought and reflected upon acquired a formative dimension. However, experience is, in itself, an imprecise concept and it holds a diverse set of meanings. In this context, what is the relationship between experience and learning? In addition to this question, there are others considered equally important such as: what is the formative role of experiences? And what is the role of reflection? These are some of the questions that we will try to answer. This article of theoretical nature seeks to reflect on the concepts of experiential learning and/or training and biographical learning in the theoretical-conceptual framework of adult education and training. From the main theoretical perspectives presented and discussed, the three concepts take on an identical meaning concerning the active role of the individual, as well as their capacity to reflect and, subsequently, to attribute senses and/or meanings to the experiences lived. We believe that the relevance of these theoretical concepts is precisely related to the possibility to analyse the multiple meanings and senses that individuals attribute both to the experiences and to the learnings acquired throughout their lives.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20452910.1590/S1678-4634202248241700porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e241700Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e241700Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2417001678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529/188128https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529/188129Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDoutor, Catarina Alves, Natália 2022-11-16T23:17:00Zoai:revistas.usp.br:article/204529Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-11-16T23:17Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?
title Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
spellingShingle Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
Doutor, Catarina
Experience
Experiential learning
Experiential training
Biographical learning
Biographicity
Experiência
Aprendizagem experiencial
Formação experiencial
Aprendizagem biográfica
Biograficidade
title_short Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
title_full Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
title_fullStr Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
title_full_unstemmed Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
title_sort Experiential training and biographical learning: reflecting to give meaning to senses to experiences?
author Doutor, Catarina
author_facet Doutor, Catarina
Alves, Natália
author_role author
author2 Alves, Natália
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doutor, Catarina
Alves, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Experience
Experiential learning
Experiential training
Biographical learning
Biographicity
Experiência
Aprendizagem experiencial
Formação experiencial
Aprendizagem biográfica
Biograficidade
topic Experience
Experiential learning
Experiential training
Biographical learning
Biographicity
Experiência
Aprendizagem experiencial
Formação experiencial
Aprendizagem biográfica
Biograficidade
description A ideia de que a experiência de vida pode constituir uma fonte de aprendizagem e de desenvolvimento não é, de todo, nova. Aliás, as experiências de vida quando são pensadas e refletidas adquirem uma dimensão formativa. No entanto, a experiência é, por si só, um conceito impreciso e que comporta um conjunto diversificado de significados. Nesse contexto, qual a relação entre experiência e aprendizagem? Acresce a essa questão, outras consideradas, de igual modo, importantes, tais como: Qual o papel formativo das experiências? E qual o papel da reflexão? Essas são algumas das questões que tentaremos responder. O presente artigo, de natureza teórica, procura refletir sobre os conceitos de aprendizagem e/ou formação experiencial e aprendizagem biográfica no quadro teórico-conceptual da educação e formação de adultos. A partir das principais perspectivas teóricas apresentadas e discutidas, os três conceitos assumem um sentido idêntico referente ao papel ativo do indivíduo, assim como à sua capacidade de refletir e, posteriormente, de atribuir sentidos e/ou significados às experiências vivenciadas. Acreditamos que a relevância desses conceitos teóricos se prende, precisamente, com a possibilidade de analisar os múltiplos significados e sentidos que os indivíduos atribuem quer às experiências, quer às aprendizagens adquiridas ao longo das suas vidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529
10.1590/S1678-4634202248241700por
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202248241700por
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529/188128
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204529/188129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e241700
Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e241700
Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e241700
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713815189651456