O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Hugo Bulhões
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8469
Resumo: As a qualitative research this study aims to support the work of the teacher of Portuguese Language with the advertising genre from the design of the discursive ethos and to propose didactic sequences and activities in order to contribute to the pedagogical practices. It starts from the relation of advertising text with its behavioral manner, the ethos, expressed in identifying production context of the advertising texts. The corpus of this research consists of advertisements of Friboi brand in the Veja magazine in May and April of 2014. The ethos is composed from arguments that mark the way of expressing itself, instituting desires and acts of consumption, through its incorporation by the reader listed from the basic theory of Discourse Analysis - specifically the concepts of Dominique Mangueneau. Moreover, other authors in this study include different perspectives, such as: Zygmunt Bauman, Patrick Charaudeau, Stuart Hall, Eni P. Orlandi and Nelly de Carvalho. So it is from this magnifier feature analysis of prospects for the advertising text for Linguistics that this work begins to diversify into other areas, such as Sociology, Philosophy, as well as Speech Analysis, which justifies the evidence plan given by this work to the ethos theory. That's why, interdisciplinary, this dialogue disassociates the plan of textual analysis in Portuguese classes from a reductionist perspective of interpretive possibilities.
id UFPB_b74cb70104447bdf9026a7eb3c0ccf64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8469
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivoGênero publicitárioAdvertising genreProposta pedagógicaTeoria do ethosEducational proposalEthos theoryLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAAs a qualitative research this study aims to support the work of the teacher of Portuguese Language with the advertising genre from the design of the discursive ethos and to propose didactic sequences and activities in order to contribute to the pedagogical practices. It starts from the relation of advertising text with its behavioral manner, the ethos, expressed in identifying production context of the advertising texts. The corpus of this research consists of advertisements of Friboi brand in the Veja magazine in May and April of 2014. The ethos is composed from arguments that mark the way of expressing itself, instituting desires and acts of consumption, through its incorporation by the reader listed from the basic theory of Discourse Analysis - specifically the concepts of Dominique Mangueneau. Moreover, other authors in this study include different perspectives, such as: Zygmunt Bauman, Patrick Charaudeau, Stuart Hall, Eni P. Orlandi and Nelly de Carvalho. So it is from this magnifier feature analysis of prospects for the advertising text for Linguistics that this work begins to diversify into other areas, such as Sociology, Philosophy, as well as Speech Analysis, which justifies the evidence plan given by this work to the ethos theory. That's why, interdisciplinary, this dialogue disassociates the plan of textual analysis in Portuguese classes from a reductionist perspective of interpretive possibilities.Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo subsidiar o trabalho do professor de Língua Portuguesa com o gênero publicitário a partir da concepção do ethos discursivo e propor sequências didáticas e atividades para serem utilizadas em sala de aula. Parte da discussão sobre a relação do texto publicitário com a forma comportamental nele sugerida, ou o seu ethos, manifestado na identificação do contexto de produção dos textos publicitários. O corpus da pesquisa é constituído de propagandas, principalmente da marca Friboi, presentes na revista Veja em maio e abril de 2014. O ethos se compõe a partir de argumentos que marcam o seu modo de dizer, instaurando desejos e atos de consumo, através de sua incorporação pelo leitor a partir da teoria de base da Análise de Discurso – especificamente os conceitos de Dominique Mangueneau. Além disso, subsidiando perspectivas adjacentes a esse, fazem parte da ancoragem dessa pesquisa autores como, Zygmunt Bauman, Patrick Charaudeau, Stuart Hall, Eni P. Orlandi e Nelly de Carvalho. Logo, é a partir desse caráter ampliador de perspectivas de análise do texto publicitário pela Linguística a outras áreas do conhecimento como Sociologia, Filosofia ou Análise do discurso, por exemplo, que se justifica o plano de evidência dado por este trabalho à teoria do ethos. Interdisciplinarmente, esse diálogo desassocia o plano da análise textual nas aulas de Língua Portuguesa de uma perspectiva reducionista de possibilidades interpretativas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBAldrigue, Ana Cristina de Sousahttp://lattes.cnpq.br/2430513636208029Cordeiro, Hugo Bulhões2016-07-29T14:16:56Z2018-07-20T23:46:33Z2018-07-20T23:46:33Z2015-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Hugo Bulhões. O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:53:31Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:53:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
title O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
spellingShingle O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
Cordeiro, Hugo Bulhões
Gênero publicitário
Advertising genre
Proposta pedagógica
Teoria do ethos
Educational proposal
Ethos theory
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
title_full O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
title_fullStr O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
title_full_unstemmed O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
title_sort O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo
author Cordeiro, Hugo Bulhões
author_facet Cordeiro, Hugo Bulhões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aldrigue, Ana Cristina de Sousa
http://lattes.cnpq.br/2430513636208029
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Hugo Bulhões
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero publicitário
Advertising genre
Proposta pedagógica
Teoria do ethos
Educational proposal
Ethos theory
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic Gênero publicitário
Advertising genre
Proposta pedagógica
Teoria do ethos
Educational proposal
Ethos theory
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description As a qualitative research this study aims to support the work of the teacher of Portuguese Language with the advertising genre from the design of the discursive ethos and to propose didactic sequences and activities in order to contribute to the pedagogical practices. It starts from the relation of advertising text with its behavioral manner, the ethos, expressed in identifying production context of the advertising texts. The corpus of this research consists of advertisements of Friboi brand in the Veja magazine in May and April of 2014. The ethos is composed from arguments that mark the way of expressing itself, instituting desires and acts of consumption, through its incorporation by the reader listed from the basic theory of Discourse Analysis - specifically the concepts of Dominique Mangueneau. Moreover, other authors in this study include different perspectives, such as: Zygmunt Bauman, Patrick Charaudeau, Stuart Hall, Eni P. Orlandi and Nelly de Carvalho. So it is from this magnifier feature analysis of prospects for the advertising text for Linguistics that this work begins to diversify into other areas, such as Sociology, Philosophy, as well as Speech Analysis, which justifies the evidence plan given by this work to the ethos theory. That's why, interdisciplinary, this dialogue disassociates the plan of textual analysis in Portuguese classes from a reductionist perspective of interpretive possibilities.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09
2016-07-29T14:16:56Z
2018-07-20T23:46:33Z
2018-07-20T23:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORDEIRO, Hugo Bulhões. O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8469
identifier_str_mv CORDEIRO, Hugo Bulhões. O gênero publicitário na sala de aula: uma proposta Didático-pedagógica a partir da perspectiva da teoria Do ethos discursivo. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842874862534656