Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521 |
Resumo: | The present paper seeks possible philosophical principles present in the artistic creation technique of painting with Light or Light painting (LP) discussing the constitution of the agent immersed in signs, which manipulates and creates codes, namely “the artist”. To do that I made use of some indications of Peircean’s semiotics in the construction of the primal self, of studies on the sacred by Rudolf Otto, introducing the concept of numen, and of the assumptions around imaginary and imaginal from Gilbert Durand and JeanJacques Wunenburger in an attempt to distinguish the reality where the creation of codes is revealed. Along the way, in a mix between general considerations and personal statements, I attempt to relate the extension of the limits of what is known through the development of optical technologies and its boundaries with mystical experience, where uncertainty is core in the foundation of the self. To close, I present you two visual proposals, which were developed in the course of this research. |
id |
UFPB_c0221591fbd9610aa418d755b92d407f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11521 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luzPintura com luzFotografiaSemióticaProcesso de criaçãoLight paintingPhotographySemioticsCreation processCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAThe present paper seeks possible philosophical principles present in the artistic creation technique of painting with Light or Light painting (LP) discussing the constitution of the agent immersed in signs, which manipulates and creates codes, namely “the artist”. To do that I made use of some indications of Peircean’s semiotics in the construction of the primal self, of studies on the sacred by Rudolf Otto, introducing the concept of numen, and of the assumptions around imaginary and imaginal from Gilbert Durand and JeanJacques Wunenburger in an attempt to distinguish the reality where the creation of codes is revealed. Along the way, in a mix between general considerations and personal statements, I attempt to relate the extension of the limits of what is known through the development of optical technologies and its boundaries with mystical experience, where uncertainty is core in the foundation of the self. To close, I present you two visual proposals, which were developed in the course of this research.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente texto busca possíveis potencialidades filosóficas presentes na criação artística através da técnica de pintura com luz ou light painting (LP), procurando debater a constituição do agente imerso em signos que manipula e cria códigos, a saber, o artista. Para tal, utilizamos algumas indicações da semiótica peirceana na constituição do eu (self); dos estudos sobre o sagrado de Rudolf Otto, trazendo o conceito de numen e das proposições sobre o imaginário e imaginal de Gilbert Durand e Jean-Jacques Wunenburger, na tentativa de reconhecer a realidade onde a instituição de códigos é revelada. Em nosso caminho, que mescla reflexões gerais com depoimentos pessoais, procuramos relacionar a ampliação dos limites do cognoscível através do desenvolvimento de tecnologias ópticas e sua fronteira com a experiência mística, onde o núcleo de incerteza é base na fundação do ser. Ao final, apresentamos duas proposições visuais que foram desenvolvidas durante a realização da pesquisa.Universidade Federal da ParaíbaBrasilArtes VisuaisPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPBSchulze, Guilherme Barbosahttp://lattes.cnpq.br/2239717664426193Ferreira, Felipe José Mendonça2018-08-28T17:26:08Z2018-08-282018-08-28T17:26:08Z2017-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:50:41Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:50:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
title |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
spellingShingle |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz Ferreira, Felipe José Mendonça Pintura com luz Fotografia Semiótica Processo de criação Light painting Photography Semiotics Creation process CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
title_short |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
title_full |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
title_fullStr |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
title_full_unstemmed |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
title_sort |
Teorizando intuições /ENTRE/ realidades: uma investigação imaginal da realidade mediada pela pintura com luz |
author |
Ferreira, Felipe José Mendonça |
author_facet |
Ferreira, Felipe José Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schulze, Guilherme Barbosa http://lattes.cnpq.br/2239717664426193 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Felipe José Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura com luz Fotografia Semiótica Processo de criação Light painting Photography Semiotics Creation process CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
topic |
Pintura com luz Fotografia Semiótica Processo de criação Light painting Photography Semiotics Creation process CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
description |
The present paper seeks possible philosophical principles present in the artistic creation technique of painting with Light or Light painting (LP) discussing the constitution of the agent immersed in signs, which manipulates and creates codes, namely “the artist”. To do that I made use of some indications of Peircean’s semiotics in the construction of the primal self, of studies on the sacred by Rudolf Otto, introducing the concept of numen, and of the assumptions around imaginary and imaginal from Gilbert Durand and JeanJacques Wunenburger in an attempt to distinguish the reality where the creation of codes is revealed. Along the way, in a mix between general considerations and personal statements, I attempt to relate the extension of the limits of what is known through the development of optical technologies and its boundaries with mystical experience, where uncertainty is core in the foundation of the self. To close, I present you two visual proposals, which were developed in the course of this research. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 2018-08-28T17:26:08Z 2018-08-28 2018-08-28T17:26:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842930825035776 |