"O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Karinne Santana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5986
Resumo: The historical consciousness is an intellectual ability that allows men to guide themselves through time. The formation of historical consciousness can be stimulated through movies, books, music, TV programs, especially at school through history books. The German theorist Jörn Rüsen shows in his work O livro didático ideal criteria for the development of narrative competence and, therefore, historical consciousness. Such text is talked about in this final paper. The main point here is to identify what is far and near from the criteria of historical formation that Rüsen presents and the elements in the collection of the school book distributed by the Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2008. The justification for such research lies on the recent appropriation of Rüsen s work in Brazil. The theoretical reference used is focused on Jörn Rüsen s theory about historical formation, especially his thoughts over the school book. The methodology employed is based on categories of narrative competence perception, interpretation and orientation developed by the same author. The comparison performed allowed us to gather evidence on how the source of our study stimulates historical formation.
id UFPB_c07755082501b18097529db76a9e0359
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5986
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)Consciência históricaCompetência narrativaJörn RüsenLivro didáticoFistorical consciousnessNarrative competenceJörn RüsenSchool bookCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThe historical consciousness is an intellectual ability that allows men to guide themselves through time. The formation of historical consciousness can be stimulated through movies, books, music, TV programs, especially at school through history books. The German theorist Jörn Rüsen shows in his work O livro didático ideal criteria for the development of narrative competence and, therefore, historical consciousness. Such text is talked about in this final paper. The main point here is to identify what is far and near from the criteria of historical formation that Rüsen presents and the elements in the collection of the school book distributed by the Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2008. The justification for such research lies on the recent appropriation of Rüsen s work in Brazil. The theoretical reference used is focused on Jörn Rüsen s theory about historical formation, especially his thoughts over the school book. The methodology employed is based on categories of narrative competence perception, interpretation and orientation developed by the same author. The comparison performed allowed us to gather evidence on how the source of our study stimulates historical formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA consciência histórica é uma habilidade intelectual que permite ao homem orientar-se temporalmente na vida prática. A formação da consciência histórica pode ser estimulada tanto por filmes, livros, músicas, programas de televisão, quanto pelo ambiente escolar, por meio, do livro didático de história. O teórico alemão Jörn Rüsen apresenta no texto O livro didático ideal critérios para o desenvolvimento da competência narrativa e, portanto da consciência histórica, tal texto é colocado é questão na presente dissertação. A questão-central é identificar as aproximações e distanciamentos entre os critérios de formação histórica que Rüsen apresenta e os elementos que compõem uma coleção de livro didático avaliado e distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2008. A justificativa para tal pesquisa encontra-se na recente apropriação da obra de Rüsen no Brasil, nos estudos sobre ensino de história. O referencial teórico usado centra-se na teoria da formação histórica de Jörn Rüsen, principalmente em suas reflexões sobre livro didático. A metodologia a ser empregada fundamenta-se nas categorias da competência narrativa - percepção, interpretação e orientação desenvolvidas pelo mesmo autor. A comparação realizada permitiu-nos reunir pistas sobre como a fonte de estudo estimula a formação histórica.Universidade Federal da Paraí­baBRHistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPBPessoa, ângelo Emílio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8488372480151634Oliveira, Carla Karinne Santana2015-05-14T12:23:09Z2018-07-21T00:13:07Z2014-06-162018-07-21T00:13:07Z2012-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carla Karinne Santana. "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008). 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:44:06Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:44:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
title "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
spellingShingle "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
Oliveira, Carla Karinne Santana
Consciência histórica
Competência narrativa
Jörn Rüsen
Livro didático
Fistorical consciousness
Narrative competence
Jörn Rüsen
School book
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
title_full "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
title_fullStr "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
title_full_unstemmed "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
title_sort "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008)
author Oliveira, Carla Karinne Santana
author_facet Oliveira, Carla Karinne Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, ângelo Emílio da Silva
http://lattes.cnpq.br/8488372480151634
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Karinne Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
Competência narrativa
Jörn Rüsen
Livro didático
Fistorical consciousness
Narrative competence
Jörn Rüsen
School book
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Consciência histórica
Competência narrativa
Jörn Rüsen
Livro didático
Fistorical consciousness
Narrative competence
Jörn Rüsen
School book
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The historical consciousness is an intellectual ability that allows men to guide themselves through time. The formation of historical consciousness can be stimulated through movies, books, music, TV programs, especially at school through history books. The German theorist Jörn Rüsen shows in his work O livro didático ideal criteria for the development of narrative competence and, therefore, historical consciousness. Such text is talked about in this final paper. The main point here is to identify what is far and near from the criteria of historical formation that Rüsen presents and the elements in the collection of the school book distributed by the Programa Nacional do Livro Didático PNLD-2008. The justification for such research lies on the recent appropriation of Rüsen s work in Brazil. The theoretical reference used is focused on Jörn Rüsen s theory about historical formation, especially his thoughts over the school book. The methodology employed is based on categories of narrative competence perception, interpretation and orientation developed by the same author. The comparison performed allowed us to gather evidence on how the source of our study stimulates historical formation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-30
2014-06-16
2015-05-14T12:23:09Z
2018-07-21T00:13:07Z
2018-07-21T00:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008). 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5986
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. "O livro didático ideal" em questão: estudo da teoria da formação histórica de Jörn Rüsen em livros didáticos de história (PNLD-2008). 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798963931975254016