Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986 |
Resumo: | Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste trabalho. |
id |
UCS-7_ef6106d9ca0ccd6f01e5ef1f13aaf8f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9986 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação HistóricaEducação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen.Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste trabalho.Universidade de Caxias do Sul2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986/pdfCopyright (c) 2021 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, Maria Auxiliadora2021-04-29T11:21:44Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/9986Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2021-04-29T11:21:44Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
title |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
spellingShingle |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica Schmidt, Maria Auxiliadora Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen. |
title_short |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
title_full |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
title_fullStr |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
title_full_unstemmed |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
title_sort |
Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica |
author |
Schmidt, Maria Auxiliadora |
author_facet |
Schmidt, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen. |
topic |
Educação Histórica. Pesquisa e ensino de História. Jörn Rüsen. |
description |
Uma das principais contribuições do historiador alemão Jörn Rüsen para inovações no campo das pesquisas sobre ensino de História é a fundamentação das investigações na filosofia e na Teoria da História. Suas reflexões acerca da Didática da História anunciaram um novo paradigma para a natureza das pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino de História, que tem caracterizado o campo da Educação Histórica. A partir desses pressupostos, foram tomadas como objetos de análise as perspectivas de investigação no campo da Educação Histórica, que vêm sendo realizadas no Brasil, indiciárias dessa renovação. Elas sugerem uma articulação entre as fundamentações na ciência da História e na pesquisa educacional, bem como relações que indicam o que o historiador faz quando pesquisa sobre o ensino de História. Resultados, ainda que parciais, citam várias questões a serem levadas em consideração, no que se refere à pesquisa sobre aprendizagem de crianças e jovens,seja em ambiente escolar ou em outros ambientes de aprendizagem. Ademais, suscitam novas questões de investigação, que também serão apontadas neste trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986 |
url |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9986/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 19 n. 38 (2020): Métis História & Cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1816338832768892928 |