Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14710 |
Resumo: | We present a methodological proposal of musical analysis directed to the study of creativecompositional processes based on the argument that a musical work is an ongoing, changing event, a moving entity that presents itself necessarily in the performance act. The approach involves the study of the entire productive chain that resulted in the musical event when contemplating the technical and socio-contextual dimensions of creation, treating them as indispensable instances for the understanding of their identity. The model consists of three distinct and self-complementary instances to the observation of the musical event within a systemic approach: (1) Analysis of the Artistic Field; (2) Genetic Analysis; (3) CriticalReflexive Analysis. We validate its application through the study of the piece The Comic Strip Symphony (1986) by the Brazilian composer, performer and multi-instrumentalist Hermeto Pascoal (1936). Through methodology, we reach a holistic reading of creation by understanding the process of putting the musical work into practice, placing invariant aspects (COSTA, 2016) based on the understanding of the roles played by the composer and performers in the musical event. We conclude that the method has proved useful both as a speculative tool for musical creation and for performance studies involving this theme. |
id |
UFPB_ca1f828ebbf210e2b9d159e334fb4101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/14710 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto PascoalMorfologia da obra musicalAnálise musicalHermeto pascoalSinfonia em quadrinhosMúsica sinfônica do Séc. XXMorphology of the musical workMusical analysisHermeto pascoalThe comic strip symphonySymphonic music of the 20th centuryCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAWe present a methodological proposal of musical analysis directed to the study of creativecompositional processes based on the argument that a musical work is an ongoing, changing event, a moving entity that presents itself necessarily in the performance act. The approach involves the study of the entire productive chain that resulted in the musical event when contemplating the technical and socio-contextual dimensions of creation, treating them as indispensable instances for the understanding of their identity. The model consists of three distinct and self-complementary instances to the observation of the musical event within a systemic approach: (1) Analysis of the Artistic Field; (2) Genetic Analysis; (3) CriticalReflexive Analysis. We validate its application through the study of the piece The Comic Strip Symphony (1986) by the Brazilian composer, performer and multi-instrumentalist Hermeto Pascoal (1936). Through methodology, we reach a holistic reading of creation by understanding the process of putting the musical work into practice, placing invariant aspects (COSTA, 2016) based on the understanding of the roles played by the composer and performers in the musical event. We conclude that the method has proved useful both as a speculative tool for musical creation and for performance studies involving this theme.NenhumaApresentamos uma proposta metodológica de análise musical direcionada ao estudo de processos criativo-composicionais tomando por base o argumento de que a obra é um acontecimento em curso, mutável, um ente movente, que se apresenta enquanto tal necessariamente no ato performático. A abordagem envolve o estudo de toda a cadeia produtiva que resultou no acontecimento musical ao contemplar as dimensões técnicas e sócio-contextuais da criação, tratando-as como instâncias indispensáveis ao entendimento de sua identidade. O modelo consiste em três instâncias distintas e autocomplementares à observação do acontecimento musical dentro de uma abordagem sistêmica: (1) Análise do Campo Artístico; (2) Análise Genética; (3) Análise Crítico-Reflexiva. Atestamos sua aplicação e validação por meio do estudo da peça intitulada Sinfonia em Quadrinhos (1986) do compositor, performer e multi-instrumentista Hermeto Pascoal (1936). Através da metodologia, alcançamos uma leitura holística da criação ao compreendermos o processo de efetivação da obra situando aspectos invariantes (COSTA, 2016) com base no entendimento dos papéis exercidos pelo compositor e intérpretes ao acontecimento musical. Concluímos que o método se mostrou útil tanto como ferramenta especulativa à criação musical quanto aos estudos de performance que envolvam a referida temática.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBGuigue, Didierhttp://lattes.cnpq.br/2072946162282636Carvalho, Thiago Cabral2019-06-12T18:33:37Z2019-06-122019-06-12T18:33:37Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14710porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-06-13T06:06:05Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/14710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-06-13T06:06:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
title |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
spellingShingle |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal Carvalho, Thiago Cabral Morfologia da obra musical Análise musical Hermeto pascoal Sinfonia em quadrinhos Música sinfônica do Séc. XX Morphology of the musical work Musical analysis Hermeto pascoal The comic strip symphony Symphonic music of the 20th century CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
title_full |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
title_fullStr |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
title_full_unstemmed |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
title_sort |
Por um modelo morfológico aplicado à análise musical: investigando processos criativos na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal |
author |
Carvalho, Thiago Cabral |
author_facet |
Carvalho, Thiago Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guigue, Didier http://lattes.cnpq.br/2072946162282636 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Thiago Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Morfologia da obra musical Análise musical Hermeto pascoal Sinfonia em quadrinhos Música sinfônica do Séc. XX Morphology of the musical work Musical analysis Hermeto pascoal The comic strip symphony Symphonic music of the 20th century CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
Morfologia da obra musical Análise musical Hermeto pascoal Sinfonia em quadrinhos Música sinfônica do Séc. XX Morphology of the musical work Musical analysis Hermeto pascoal The comic strip symphony Symphonic music of the 20th century CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
We present a methodological proposal of musical analysis directed to the study of creativecompositional processes based on the argument that a musical work is an ongoing, changing event, a moving entity that presents itself necessarily in the performance act. The approach involves the study of the entire productive chain that resulted in the musical event when contemplating the technical and socio-contextual dimensions of creation, treating them as indispensable instances for the understanding of their identity. The model consists of three distinct and self-complementary instances to the observation of the musical event within a systemic approach: (1) Analysis of the Artistic Field; (2) Genetic Analysis; (3) CriticalReflexive Analysis. We validate its application through the study of the piece The Comic Strip Symphony (1986) by the Brazilian composer, performer and multi-instrumentalist Hermeto Pascoal (1936). Through methodology, we reach a holistic reading of creation by understanding the process of putting the musical work into practice, placing invariant aspects (COSTA, 2016) based on the understanding of the roles played by the composer and performers in the musical event. We conclude that the method has proved useful both as a speculative tool for musical creation and for performance studies involving this theme. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 2019-06-12T18:33:37Z 2019-06-12 2019-06-12T18:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14710 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842949511708672 |