A relação entre a memória de trabalho e a aposição de orações relativas no português brasileiro sob a perspectiva da psicolinguística experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Auricélia Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26684
Resumo: In this research, we sought to investigate whether working memory capacity - a cognitive component related to the storage of temporary information - exerts any influence on the processing of relative clauses associated with complex phrases (N1+Prep da+N2). For this, we based our research on the Constructal Hypothesis (FRAZIER & CLIFTON, 1996) - for which the processing of secondary structures considers factors other than structural information -, and on the relationship established between the multicomponent working memory model and language (GATHERCOLE & BADDELEY, 1993). The main hypothesis was that larger working memory extensions could facilitate the relative clause apposition process, represented by decreased sentence reading and response times for control questions in a self-monitored reading experiment. Statistical analysis of the interaction between memory time and reading patterns revealed that, in general, the higher the level of working memory capacity, the shorter the times for reading critical segments and answering control questions, suggesting a facilitation in online and offline processing.
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spelling A relação entre a memória de trabalho e a aposição de orações relativas no português brasileiro sob a perspectiva da psicolinguística experimentalOração relativa - LinguísticaMemória de trabalho - ProcessamentoInformações temporárias - ArmazenamentoRelative clause - LinguisticsWorking memory - ProcessingTemporary Information - StorageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIn this research, we sought to investigate whether working memory capacity - a cognitive component related to the storage of temporary information - exerts any influence on the processing of relative clauses associated with complex phrases (N1+Prep da+N2). For this, we based our research on the Constructal Hypothesis (FRAZIER & CLIFTON, 1996) - for which the processing of secondary structures considers factors other than structural information -, and on the relationship established between the multicomponent working memory model and language (GATHERCOLE & BADDELEY, 1993). The main hypothesis was that larger working memory extensions could facilitate the relative clause apposition process, represented by decreased sentence reading and response times for control questions in a self-monitored reading experiment. Statistical analysis of the interaction between memory time and reading patterns revealed that, in general, the higher the level of working memory capacity, the shorter the times for reading critical segments and answering control questions, suggesting a facilitation in online and offline processing.NenhumaNesta pesquisa, buscamos investigar se a capacidade de memória de trabalho - um componente cognitivo relacionado ao armazenamento de informações temporárias - exerce alguma influência no processamento de orações relativas associadas a sintagmas complexos (N1+Prep da+N2). Para isso, embasamos nossa pesquisa na Hipótese de Construal (FRAZIER & CLIFTON, 1996) - para a qual o processamento de estruturas secundárias considera outros fatores além das informações sintáticas -, e na relação estabelecida entre o modelo multicomponente de memória de trabalho e a linguagem (GATHERCOLE & BADDELEY, 1993). A principal hipótese era que spans de memória de trabalho mais elevados poderiam facilitar o processo de aposição de orações relativas, representado pela diminuição nos tempos de leitura das sentenças e de resposta às perguntas-controle em um experimento de leitura automonitorada. A análise estatística da interação entre o span de memória e dos padrões de leitura revelou que, de forma geral, quanto maior é o nível de capacidade memória de trabalho, menores são os tempos de leitura dos segmentos críticos e de resposta às perguntas-controle, sugerindo uma facilitação no processamento on-line e off-line.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguísticaPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFPBOliveira, Rosana Costa dehttp://lattes.cnpq.br/2124434881671630Leite, Auricélia Moreira2023-04-10T19:00:04Z2023-02-282023-04-10T19:00:04Z2022-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26684porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2023-05-22T12:01:03Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/26684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2023-05-22T12:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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