As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251031 |
Resumo: | O artigo realiza uma análise sistemática das produções acadêmicas do campo da Didática da História, que foram desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, durante os anos de 2013 a 2020. Para isso, observamos doze dissertações e uma tese, com base em seus aspectos relacionados aos objetos pesquisados, as categorias conceituais utilizadas, os elementos metodológicos empregados e os principais resultados que essas investigações alcançaram. Por fim, apontamos as contribuições dessas pesquisas para a área do ensino de História, bem como para a ciência de referência. |
id |
UFPE-3_1781e4fd829caf4ac1594d1ce05ce828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251031 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFGDidática da históriaEnsino de históriaEducação históricaPesquisas em didática da históriaO artigo realiza uma análise sistemática das produções acadêmicas do campo da Didática da História, que foram desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, durante os anos de 2013 a 2020. Para isso, observamos doze dissertações e uma tese, com base em seus aspectos relacionados aos objetos pesquisados, as categorias conceituais utilizadas, os elementos metodológicos empregados e os principais resultados que essas investigações alcançaram. Por fim, apontamos as contribuições dessas pesquisas para a área do ensino de História, bem como para a ciência de referência. Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25103110.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.5CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-108CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-108CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-1082525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251031/40450Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessPina, Max Lanio Martins2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251031Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
title |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
spellingShingle |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG Pina, Max Lanio Martins Didática da história Ensino de história Educação histórica Pesquisas em didática da história |
title_short |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
title_full |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
title_fullStr |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
title_full_unstemmed |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
title_sort |
As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG |
author |
Pina, Max Lanio Martins |
author_facet |
Pina, Max Lanio Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Max Lanio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da história Ensino de história Educação histórica Pesquisas em didática da história |
topic |
Didática da história Ensino de história Educação histórica Pesquisas em didática da história |
description |
O artigo realiza uma análise sistemática das produções acadêmicas do campo da Didática da História, que foram desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, durante os anos de 2013 a 2020. Para isso, observamos doze dissertações e uma tese, com base em seus aspectos relacionados aos objetos pesquisados, as categorias conceituais utilizadas, os elementos metodológicos empregados e os principais resultados que essas investigações alcançaram. Por fim, apontamos as contribuições dessas pesquisas para a área do ensino de História, bem como para a ciência de referência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251031 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.5 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251031 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251031/40450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-108 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-108 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 75-108 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112456663040 |