Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marcus Leonardo Bomfim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243548
Resumo: Este artigo parte do pressuposto que o Ensino de História consolida-se na contemporaneidade como campo específico de produção de conhecimento sobre os múltiplos processos relacionados ao ensino escolar da História. A proposta deste texto é, pois, explorar um desses processos: a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo é sumariar se e como a avaliação das aprendizagens históricas tem sido problematizada nesse campo. Ao pesquisar no Banco da Capes e os anais da ANPUH, do Perspectivas EH e do ENPEH, constata-se que apesar do caráter incontornável da avaliação nos processos escolares, no campo do Ensino de História essa discussão não tem assumido lugar de relevância.
id UFPE-3_8eacd4b6a4e57d6c6c28d7beedf351d8
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243548
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisaAvaliaçãoAprendizagem históricaEnsino de históriaCampo de pesquisaEste artigo parte do pressuposto que o Ensino de História consolida-se na contemporaneidade como campo específico de produção de conhecimento sobre os múltiplos processos relacionados ao ensino escolar da História. A proposta deste texto é, pois, explorar um desses processos: a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo é sumariar se e como a avaliação das aprendizagens históricas tem sido problematizada nesse campo. Ao pesquisar no Banco da Capes e os anais da ANPUH, do Perspectivas EH e do ENPEH, constata-se que apesar do caráter incontornável da avaliação nos processos escolares, no campo do Ensino de História essa discussão não tem assumido lugar de relevância.Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24354810.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.07CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-168CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-168CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-1682525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243548/36234Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marcus Leonardo Bomfim2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243548Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
title Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
spellingShingle Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
Martins, Marcus Leonardo Bomfim
Avaliação
Aprendizagem histórica
Ensino de história
Campo de pesquisa
title_short Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
title_full Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
title_sort Avaliação da aprendizagem no Ensino de História: entre “silêncios de” e “desafios para” um campo de pesquisa
author Martins, Marcus Leonardo Bomfim
author_facet Martins, Marcus Leonardo Bomfim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marcus Leonardo Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aprendizagem histórica
Ensino de história
Campo de pesquisa
topic Avaliação
Aprendizagem histórica
Ensino de história
Campo de pesquisa
description Este artigo parte do pressuposto que o Ensino de História consolida-se na contemporaneidade como campo específico de produção de conhecimento sobre os múltiplos processos relacionados ao ensino escolar da História. A proposta deste texto é, pois, explorar um desses processos: a avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo é sumariar se e como a avaliação das aprendizagens históricas tem sido problematizada nesse campo. Ao pesquisar no Banco da Capes e os anais da ANPUH, do Perspectivas EH e do ENPEH, constata-se que apesar do caráter incontornável da avaliação nos processos escolares, no campo do Ensino de História essa discussão não tem assumido lugar de relevância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243548
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.07
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243548
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243548/36234
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-168
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-168
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 152-168
2525-5649
0102-4736
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112011018240