"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos,Ilmar Rohloff de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo (Niterói. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002
Resumo: Ao pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória.
id UFF-3_f7b5976a9c3c7f355a908f36e2d6a974
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-77042006000200002
network_acronym_str UFF-3
network_name_str Tempo (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de HistóriaAula como textoEnsino-aprendizagem de HistóriaRelação ensino e pesquisas históricasAo pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória.EdUFF - Editora da UFF2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002Tempo v.11 n.21 2006reponame:Tempo (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF10.1590/S1413-77042006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMattos,Ilmar Rohloff depor2007-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-77042006000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/tem/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com1980-542X1413-7704opendoar:2022-11-22T16:32:20.648849Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)true
dc.title.none.fl_str_mv "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
title "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
spellingShingle "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
Mattos,Ilmar Rohloff de
Aula como texto
Ensino-aprendizagem de História
Relação ensino e pesquisas históricas
title_short "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
title_full "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
title_fullStr "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
title_full_unstemmed "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
title_sort "Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
author Mattos,Ilmar Rohloff de
author_facet Mattos,Ilmar Rohloff de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos,Ilmar Rohloff de
dc.subject.por.fl_str_mv Aula como texto
Ensino-aprendizagem de História
Relação ensino e pesquisas históricas
topic Aula como texto
Ensino-aprendizagem de História
Relação ensino e pesquisas históricas
description Ao pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-77042006000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
dc.source.none.fl_str_mv Tempo v.11 n.21 2006
reponame:Tempo (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Tempo (Niterói. Online)
collection Tempo (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv editor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com
_version_ 1799875065160925185