História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renilson Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Shirley Cláudia da Silva e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251058
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com narrativas de professores de História e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da cidade de Cáceres acerca do ensino de história regional e local. Dedicamos especial atenção à análise da abordagem da História Regional e Local a partir dos estudantes de duas escolas, identificadas como Escola A e Escola B, sem hierarquizar as unidades escolares e seus sujeitos. A pesquisa empírica foi desenvolvida entre março e novembro de 2017 a partir de questionários com questões abertas e fechadas sobre o que os sujeitos conheciam sobre a história de Cáceres e Mato Grosso. Podemos destacar nas análises das narrativas que as formas institucionais e culturais da História de Mato Grosso e de Cáceres privilegiam acontecimentos históricos ancorados no discurso econômico tomando como referência a região Sudeste do Brasil. 
id UFPE-3_a52b3625e4a6f52de9341d921c6261df
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251058
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?História regionalHistória localEnsino MédioCáceresMato GrossoO artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com narrativas de professores de História e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da cidade de Cáceres acerca do ensino de história regional e local. Dedicamos especial atenção à análise da abordagem da História Regional e Local a partir dos estudantes de duas escolas, identificadas como Escola A e Escola B, sem hierarquizar as unidades escolares e seus sujeitos. A pesquisa empírica foi desenvolvida entre março e novembro de 2017 a partir de questionários com questões abertas e fechadas sobre o que os sujeitos conheciam sobre a história de Cáceres e Mato Grosso. Podemos destacar nas análises das narrativas que as formas institucionais e culturais da História de Mato Grosso e de Cáceres privilegiam acontecimentos históricos ancorados no discurso econômico tomando como referência a região Sudeste do Brasil. Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25105810.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.6CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-214CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-214CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-2142525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251058/40451Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renilson RosaSouza, Shirley Cláudia da Silva e2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251058Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
title História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
spellingShingle História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
Ribeiro, Renilson Rosa
História regional
História local
Ensino Médio
Cáceres
Mato Grosso
title_short História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
title_full História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
title_fullStr História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
title_full_unstemmed História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
title_sort História regional e local: o que dizem os professores e os estudantes?
author Ribeiro, Renilson Rosa
author_facet Ribeiro, Renilson Rosa
Souza, Shirley Cláudia da Silva e
author_role author
author2 Souza, Shirley Cláudia da Silva e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renilson Rosa
Souza, Shirley Cláudia da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv História regional
História local
Ensino Médio
Cáceres
Mato Grosso
topic História regional
História local
Ensino Médio
Cáceres
Mato Grosso
description O artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida com narrativas de professores de História e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da cidade de Cáceres acerca do ensino de história regional e local. Dedicamos especial atenção à análise da abordagem da História Regional e Local a partir dos estudantes de duas escolas, identificadas como Escola A e Escola B, sem hierarquizar as unidades escolares e seus sujeitos. A pesquisa empírica foi desenvolvida entre março e novembro de 2017 a partir de questionários com questões abertas e fechadas sobre o que os sujeitos conheciam sobre a história de Cáceres e Mato Grosso. Podemos destacar nas análises das narrativas que as formas institucionais e culturais da História de Mato Grosso e de Cáceres privilegiam acontecimentos históricos ancorados no discurso econômico tomando como referência a região Sudeste do Brasil. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251058
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.6
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251058
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251058/40451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-214
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-214
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 186-214
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112457711616