Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debona, Jackson James
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870
Resumo: Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.
id UFGD-6_5282b28a4a85e819153f862a5e2933a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamentalLivro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 167 - 1852175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870/2549Debona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
title Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
spellingShingle Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
Debona, Jackson James
Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.
title_short Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
title_full Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
title_fullStr Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
title_sort Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
author Debona, Jackson James
author_facet Debona, Jackson James
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debona, Jackson James
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.
topic Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.
description Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870/2549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 167 - 185
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668541521920