TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636 |
Resumo: | Esse texto acontece pelo movimento de imagens, espaços e signos agenciados pela memória e pelo esquecimento, assim joga com a invenção e a ficção do cotidiano de uma professora num centro de artes. As imagens agenciam e dão títulos à escrita de cada capítulo, nesse sentido perdem a função ilustrativa e impulsionam o enunciado que delas escorre e deriva. A escrita ensaística é atravessada por referencias-intercessores – teóricos, artísticos, colegas, estudantes - que comporão questões e conceitos para um olhar corporificado da prática docente. A tessitura textual busca por um transbordamento pela repetição dos gestos, das vozes e das ações da docente em seu contexto e espaço atual. E, que por tal atualidade, apontará desvios e dobramentos dessas ações cotidianas. Nessa composição narrativa apontará para um estado de afecção (Spinoza, 2010) daquilo que o hábito docente provoca, um salto. Um desejo de criação possível no cotidiano educacional. |
id |
UFPEL-1_0483d4532c8ca86e50c0904fb135adb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/1636 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIADocenteCotidianoAfectosEsse texto acontece pelo movimento de imagens, espaços e signos agenciados pela memória e pelo esquecimento, assim joga com a invenção e a ficção do cotidiano de uma professora num centro de artes. As imagens agenciam e dão títulos à escrita de cada capítulo, nesse sentido perdem a função ilustrativa e impulsionam o enunciado que delas escorre e deriva. A escrita ensaística é atravessada por referencias-intercessores – teóricos, artísticos, colegas, estudantes - que comporão questões e conceitos para um olhar corporificado da prática docente. A tessitura textual busca por um transbordamento pela repetição dos gestos, das vozes e das ações da docente em seu contexto e espaço atual. E, que por tal atualidade, apontará desvios e dobramentos dessas ações cotidianas. Nessa composição narrativa apontará para um estado de afecção (Spinoza, 2010) daquilo que o hábito docente provoca, um salto. Um desejo de criação possível no cotidiano educacional.Universidade Federal de Pelotas2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 3 n. 8 (2019): COMO PRATICAR O COTIDIANO? (verão); 114-1252526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636/1206Correa Rochefort, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-01T11:13:42Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/1636Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-01T11:13:42Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
title |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
spellingShingle |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA Correa Rochefort, Carolina Docente Cotidiano Afectos |
title_short |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
title_full |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
title_fullStr |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
title_full_unstemmed |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
title_sort |
TRANSBORDAR O COTIDIANO DOCENTE: UMA NARRATIVA CORPORIFICADA DE LÍDIA |
author |
Correa Rochefort, Carolina |
author_facet |
Correa Rochefort, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa Rochefort, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente Cotidiano Afectos |
topic |
Docente Cotidiano Afectos |
description |
Esse texto acontece pelo movimento de imagens, espaços e signos agenciados pela memória e pelo esquecimento, assim joga com a invenção e a ficção do cotidiano de uma professora num centro de artes. As imagens agenciam e dão títulos à escrita de cada capítulo, nesse sentido perdem a função ilustrativa e impulsionam o enunciado que delas escorre e deriva. A escrita ensaística é atravessada por referencias-intercessores – teóricos, artísticos, colegas, estudantes - que comporão questões e conceitos para um olhar corporificado da prática docente. A tessitura textual busca por um transbordamento pela repetição dos gestos, das vozes e das ações da docente em seu contexto e espaço atual. E, que por tal atualidade, apontará desvios e dobramentos dessas ações cotidianas. Nessa composição narrativa apontará para um estado de afecção (Spinoza, 2010) daquilo que o hábito docente provoca, um salto. Um desejo de criação possível no cotidiano educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/1636/1206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 3 n. 8 (2019): COMO PRATICAR O COTIDIANO? (verão); 114-125 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212062650597376 |