METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793 |
Resumo: | Como aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino. |
id |
UFPEL-1_b40a32a43925557159b0fa7931e470aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2793 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMOprocesso de ensino-aprendizagemmetodologia ativagestãoformação docentearquitetura e urbanismoComo aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 142-1532526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793/2196Michelon Cocco, RenataLaire Kozloski, Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T15:30:48Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2793Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T15:30:48Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO Michelon Cocco, Renata processo de ensino-aprendizagem metodologia ativa gestão formação docente arquitetura e urbanismo |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO |
author |
Michelon Cocco, Renata |
author_facet |
Michelon Cocco, Renata Laire Kozloski, Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Laire Kozloski, Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michelon Cocco, Renata Laire Kozloski, Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo de ensino-aprendizagem metodologia ativa gestão formação docente arquitetura e urbanismo |
topic |
processo de ensino-aprendizagem metodologia ativa gestão formação docente arquitetura e urbanismo |
description |
Como aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793/2196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 142-153 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063158108160 |