METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelon Cocco, Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Laire Kozloski, Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793
Resumo: Como aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino.
id UFPEL-1_b40a32a43925557159b0fa7931e470aa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2793
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMOprocesso de ensino-aprendizagemmetodologia ativagestãoformação docentearquitetura e urbanismoComo aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 142-1532526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793/2196Michelon Cocco, RenataLaire Kozloski, Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T15:30:48Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2793Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T15:30:48Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Michelon Cocco, Renata
processo de ensino-aprendizagem
metodologia ativa
gestão
formação docente
arquitetura e urbanismo
title_short METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title_full METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
author Michelon Cocco, Renata
author_facet Michelon Cocco, Renata
Laire Kozloski, Cássia
author_role author
author2 Laire Kozloski, Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelon Cocco, Renata
Laire Kozloski, Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv processo de ensino-aprendizagem
metodologia ativa
gestão
formação docente
arquitetura e urbanismo
topic processo de ensino-aprendizagem
metodologia ativa
gestão
formação docente
arquitetura e urbanismo
description Como aprender de forma ativa? Ou ainda: como ensinar utilizando estratégias de ensino-aprendizagem ativas? Estas são indagações importantes no processo de ação-reflexão-ação em que os professores de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes se deparam em contraponto às tradicionais metodologias de ensino que unicamente já não sustentam mais o sucesso da aprendizagem dos estudantes do século XXI. Este artigo tem por objetivo apresentar exemplos de metodologias ativas a serem aplicadas nas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo visando destacar as reflexões e os conhecimentos pedagógicos que os cursos de formação de professores proporcionam aos profissionais que desejam seguir a carreira docente ou que pretendem se aperfeiçoar como educadores atuantes na área. Por fim, as mudanças no ensino só serão efetivas quando se abordar uma atuação conjunta entre gestão de curso, currículo e planejamento de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2793/2196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 142-153
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063158108160