EXPERIÊNCIAS CIDADÃS: Reflexões sobre os deslocamentos de crianças nos trajetos escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4015 |
Resumo: | As crianças são geralmente invisibilizadas nos processos decisórios da vida urbana, consideradas apenas as cidadãs do futuro e confinadas em ambientes privados com deslocamentos vertiginosamente mais motorizados sob o argumento de segurança e bem-estar. Há uma lacuna na investigação da relação criança-cidade em contextos fora das grandes cidades. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar as características dos vínculos das crianças com o ambiente urbano em Quixadá/CE a fim de indicar (des)potencialidades para o desenvolvimento de uma formação cidadã na cidade. A metodologia foi baseada na produção de mapas afetivos para compreensão das representações e vínculos aos trajetos escolares. Os resultados indicaram que as crianças que adotaram modais ativos tiveram mais conhecimento ambiental e se vincularam de modo mais crítico aos trajetos, oportunizando a experienciação e desenvolvimento de vínculos da criança com o espaço público e, consequentemente, de potenciação cidadã. |
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