O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M. Matiello, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810
Resumo: Instrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida.
id UFPEL-1_f06f7187c9a0dcdcfee31447a49f7e5d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2810
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDOcartografialeitura de mundocriançasdispositivosmapearInstrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida.Universidade Federal de Pelotas2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 110-1232526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810/2219M. Matiello, AlexandreArteiro Nielsen Azevedo, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-09T10:55:59Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2810Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-09T10:55:59Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
title O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
spellingShingle O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
M. Matiello, Alexandre
cartografia
leitura de mundo
crianças
dispositivos
mapear
title_short O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
title_full O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
title_fullStr O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
title_full_unstemmed O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
title_sort O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
author M. Matiello, Alexandre
author_facet M. Matiello, Alexandre
Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
author_role author
author2 Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv M. Matiello, Alexandre
Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv cartografia
leitura de mundo
crianças
dispositivos
mapear
topic cartografia
leitura de mundo
crianças
dispositivos
mapear
description Instrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810/2219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 110-123
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063459049472