O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810 |
Resumo: | Instrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida. |
id |
UFPEL-1_f06f7187c9a0dcdcfee31447a49f7e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2810 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDOcartografialeitura de mundocriançasdispositivosmapearInstrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida.Universidade Federal de Pelotas2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 110-1232526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810/2219M. Matiello, AlexandreArteiro Nielsen Azevedo, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-09T10:55:59Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2810Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-09T10:55:59Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
title |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
spellingShingle |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO M. Matiello, Alexandre cartografia leitura de mundo crianças dispositivos mapear |
title_short |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
title_full |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
title_fullStr |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
title_full_unstemmed |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
title_sort |
O MAPEAR POR CRIANÇAS: DA CARTOGRAFIA À LEITURA DE MUNDO |
author |
M. Matiello, Alexandre |
author_facet |
M. Matiello, Alexandre Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
M. Matiello, Alexandre Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cartografia leitura de mundo crianças dispositivos mapear |
topic |
cartografia leitura de mundo crianças dispositivos mapear |
description |
Instrumentos utilizados pela Arquitetura e Urbanismo aplicados em oficinas com crianças foram ressignificados na forma de dispositivos com a finalidade de levá-las a identificação de Territórios Educativos (TEs). Neste artigo, apresentamos as referências metodológicas que amparam esta pesquisa com base na Cartografia como método e no pensamento de Paulo Freire, sobretudo, a ideia de leitura de mundo, baseada num processo que considera a experiência do saber feito dos alfabetizandos para sua alfabetização territorial. Apresentamos como os dispositivos foram reunidos em torno do Mapear, o qual resultou em um Atlas dos TEs que tanto foi síntese como um novo dispositivo para o processo dialógico de aprendizado das crianças. A aplicação de metodologia revelou um conjunto de falas, escrita e graficação das crianças que permitiu escutá-las a partir de um plano de experiência a respeito de sua visão sobre o território e refletir sobre seu papel de cartógrafas de sua realidade vivida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2810/2219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 110-123 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063459049472 |