O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwanz, Jezuina Kohls
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325
Resumo: RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.
id UFPEL-2_2850a2708de0453ffa313b1d60677721
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/1325
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORASMemória, PatrimônioHistória Oral, Memória, Terceira Idade, LetramentoRESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.Universidade Federal de PelotasSchwanz, Jezuina Kohls2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/132510.15210/lepaarq.v3i5/6.13255391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-942316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325/1108info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T19:00:55Zoai:ojs.10.0.0.224:article/1325Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-13T19:00:55Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
title O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
spellingShingle O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
Schwanz, Jezuina Kohls
Memória, Patrimônio
História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento
title_short O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
title_full O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
title_fullStr O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
title_full_unstemmed O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
title_sort O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
author Schwanz, Jezuina Kohls
author_facet Schwanz, Jezuina Kohls
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwanz, Jezuina Kohls
dc.subject.por.fl_str_mv Memória, Patrimônio
História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento
topic Memória, Patrimônio
História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento
description RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1325
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv 5391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v3i5/6
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1750217416624832512