O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325 |
Resumo: | RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age. |
id |
UFPEL-2_2850a2708de0453ffa313b1d60677721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/1325 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORASMemória, PatrimônioHistória Oral, Memória, Terceira Idade, LetramentoRESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age.Universidade Federal de PelotasSchwanz, Jezuina Kohls2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/132510.15210/lepaarq.v3i5/6.13255391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-942316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325/1108info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T19:00:55Zoai:ojs.10.0.0.224:article/1325Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-13T19:00:55Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
title |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
spellingShingle |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS Schwanz, Jezuina Kohls Memória, Patrimônio História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento |
title_short |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
title_full |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
title_fullStr |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
title_full_unstemmed |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
title_sort |
O RISCO DO BORDADO - EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SENHORAS |
author |
Schwanz, Jezuina Kohls |
author_facet |
Schwanz, Jezuina Kohls |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwanz, Jezuina Kohls |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória, Patrimônio História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento |
topic |
Memória, Patrimônio História Oral, Memória, Terceira Idade, Letramento |
description |
RESUMO: Este texto apresenta e discute, através de depoimentos orais com senhoras, os caminhos que estas percorreram até chegar a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Destaca a importância do uso de história oral no processo de Letramento do grupo. Como a influência de gênero marcada primeiramente pela família de origem e depois pela família de procriação, marcou suas trajetórias de vida de uma maneira semelhante, fazendo com que o grupo descobrisse histórias em comum entre seus membros. Utilizando a memória para trabalhar com os conceitos de Identidade, Cultura, Gênero e Terceira idade, esse trabalho pretende contribuir para os estudos de história oral e de Letramento na terceira idade.ABSTRACT: This text presents and discusses based on statements of elderly women their courses of life until the arrival in a class of adults’ education. It also emphasizes the importance of the oral history in the group lettering process and how the gender influenced their lives firstly in their original family and afterwards in their husbands’ family, which made it possible for the group to see similar aspects in their courses of life through common stories among the members. This article intends to contribute for studies of oral history and lettering in the third age based on their memories to work with concepts ofidentity, culture, gender and third age. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1325 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1325/1108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
5391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94 Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 78-94 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v3i5/6 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1750217416624832512 |