O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/1323 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo resulta de um trabalho desenvolvido com universitários, visando criar novas fronteiras para o campo da formação de professores, estimulando suas capacidades de expressão e criação, conjugando história, teatro, filosofia e iconografia, na perspectiva da construção singular do estudante. Possui como bases epistemológicas os trabalhos de Antonin Artaud, a filosofia deleuzeana, a psicologia social de Moreno e Pichón-Riviére. “O Resgate de Heitor”, baseado na obra de Homero, é uma peça de teatro que tem sido aperfeiçoada para a apresentação junto às escolas, atividade que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas. O método Etnográfico de Louïc Wacquant orienta nosso trabalho de intervenção. Nesse texto, estamos apresentando uma primeira análise da experiência de formação desenvolvida em 2004, com material empírico de nossos arquivos de depoimentos e imagens.ABSTRACT: This article results from work with universitaries, to create new boundaries for the field of teacher training, stimulating their skills of expression and creativity, combining history, theater, philosophy and iconography, from the perspective of the unique construction of the student. It has as epistemological foundations work of Antonin Artaud, the Deleuzian philosophy, the social psychology of Moreno and Pichon-Rivière. "The Ransom of Hector," based on the works of Homer, is a play that has been refined for presentation to schools, activity that is part of a research project and extension of the Federal University of Pelotas. The Ethnographic method of Louïc Wacquant guides our work intervention. In this text, we present a first analysis of the training experience developed in 2004, with empirical data from our files of statements and images. |
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O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATESTeatroFormação de ProfessoresCorpoEstéticaRESUMO: Este artigo resulta de um trabalho desenvolvido com universitários, visando criar novas fronteiras para o campo da formação de professores, estimulando suas capacidades de expressão e criação, conjugando história, teatro, filosofia e iconografia, na perspectiva da construção singular do estudante. Possui como bases epistemológicas os trabalhos de Antonin Artaud, a filosofia deleuzeana, a psicologia social de Moreno e Pichón-Riviére. “O Resgate de Heitor”, baseado na obra de Homero, é uma peça de teatro que tem sido aperfeiçoada para a apresentação junto às escolas, atividade que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas. O método Etnográfico de Louïc Wacquant orienta nosso trabalho de intervenção. Nesse texto, estamos apresentando uma primeira análise da experiência de formação desenvolvida em 2004, com material empírico de nossos arquivos de depoimentos e imagens.ABSTRACT: This article results from work with universitaries, to create new boundaries for the field of teacher training, stimulating their skills of expression and creativity, combining history, theater, philosophy and iconography, from the perspective of the unique construction of the student. It has as epistemological foundations work of Antonin Artaud, the Deleuzian philosophy, the social psychology of Moreno and Pichon-Rivière. "The Ransom of Hector," based on the works of Homer, is a play that has been refined for presentation to schools, activity that is part of a research project and extension of the Federal University of Pelotas. The Ethnographic method of Louïc Wacquant guides our work intervention. In this text, we present a first analysis of the training experience developed in 2004, with empirical data from our files of statements and images.Universidade Federal de Pelotas2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/132310.15210/lepaarq.v3i5/6.1323Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-615391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-612316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/1323/1106Amaral, AugustoPardo, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T19:42:19Zoai:ojs.ufpel:article/1323Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-10T19:42:19Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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