Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Ruberval Franco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7174
Resumo: A globalização tem sido uma questão central na redefinição das políticas públicas, sobretudo no papel da língua inglesa como fator de inclusão e exclusão social. Nesse artigo, discuto três aspectos importantes: a interface da globalização com o ensino de língua inglesa, a formação de professores e a implementação de propostas curriculares no contexto brasileiro e a descrição de um projeto interinstitucional de formação de professores em diálogo com pesquisadores canadenses.Palavras-chave: globalização; política linguística; reformas curriculares; Résumé: La globalisation a été un facteur important pour la redéfinition des politiques publiques, surtout pour la définition du rôle de la langue anglaise comme facteur d´inclusion et d´exclusion sociale. Dans cet article, je discute trois aspects importants: l´interface de la globalisation comme enseignement de la langue anglaise, la formation des professeurs et la mise en pratique des propositions curriculaires dans le contexte brésilien, et je décris un projet interinstitutionnel de formation de professeurs à partir des conversations avec des chercheurs canadiens.Mots-clés: globalisation; politique linguistique; réformes curriculaires.Abstract: Globalization has been a centre issue in the redefinition of public policies, particularly the role of english language teaching as a factor of social inclusion and exclusion. In this article I discuss three important aspects: firstly, the interface of globalization with english language teaching, secondly teacher education and curricular implementation in the brazilian context and finally I describe an interinstitutional project of teacher education in dialogue with canadian researchers.Keywords: globalization; language policy; curricular reforms.
id UFPEL-3_88a937b2155a25cf9862cbe2112c807f
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7174
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.globalizaçãopolítica linguísticareformas curriculareslanguage policycurricular reformsA globalização tem sido uma questão central na redefinição das políticas públicas, sobretudo no papel da língua inglesa como fator de inclusão e exclusão social. Nesse artigo, discuto três aspectos importantes: a interface da globalização com o ensino de língua inglesa, a formação de professores e a implementação de propostas curriculares no contexto brasileiro e a descrição de um projeto interinstitucional de formação de professores em diálogo com pesquisadores canadenses.Palavras-chave: globalização; política linguística; reformas curriculares; Résumé: La globalisation a été un facteur important pour la redéfinition des politiques publiques, surtout pour la définition du rôle de la langue anglaise comme facteur d´inclusion et d´exclusion sociale. Dans cet article, je discute trois aspects importants: l´interface de la globalisation comme enseignement de la langue anglaise, la formation des professeurs et la mise en pratique des propositions curriculaires dans le contexte brésilien, et je décris un projet interinstitutionnel de formation de professeurs à partir des conversations avec des chercheurs canadiens.Mots-clés: globalisation; politique linguistique; réformes curriculaires.Abstract: Globalization has been a centre issue in the redefinition of public policies, particularly the role of english language teaching as a factor of social inclusion and exclusion. In this article I discuss three important aspects: firstly, the interface of globalization with english language teaching, secondly teacher education and curricular implementation in the brazilian context and finally I describe an interinstitutional project of teacher education in dialogue with canadian researchers.Keywords: globalization; language policy; curricular reforms.Abecan2012-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/717410.15210/interfaces.v11i1.7174Interfaces Brasil/Canadá; v. 11 n. 1 (2011); 253-270Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 11 No. 1 (2011); 253-270Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 253-270Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 11 No 1 (2011); 253-2701984-56771519-099410.15210/interfaces.v11i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7174/4991Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Ruberval Franco2017-04-03T16:46:53Zoai:ojs.ufpel:article/7174Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-04-03T16:46:53Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
title Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
spellingShingle Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
Maciel, Ruberval Franco
globalização
política linguística
reformas curriculares
language policy
curricular reforms
title_short Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
title_full Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
title_fullStr Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
title_full_unstemmed Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
title_sort Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá.
author Maciel, Ruberval Franco
author_facet Maciel, Ruberval Franco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Ruberval Franco
dc.subject.por.fl_str_mv globalização
política linguística
reformas curriculares
language policy
curricular reforms
topic globalização
política linguística
reformas curriculares
language policy
curricular reforms
description A globalização tem sido uma questão central na redefinição das políticas públicas, sobretudo no papel da língua inglesa como fator de inclusão e exclusão social. Nesse artigo, discuto três aspectos importantes: a interface da globalização com o ensino de língua inglesa, a formação de professores e a implementação de propostas curriculares no contexto brasileiro e a descrição de um projeto interinstitucional de formação de professores em diálogo com pesquisadores canadenses.Palavras-chave: globalização; política linguística; reformas curriculares; Résumé: La globalisation a été un facteur important pour la redéfinition des politiques publiques, surtout pour la définition du rôle de la langue anglaise comme facteur d´inclusion et d´exclusion sociale. Dans cet article, je discute trois aspects importants: l´interface de la globalisation comme enseignement de la langue anglaise, la formation des professeurs et la mise en pratique des propositions curriculaires dans le contexte brésilien, et je décris un projet interinstitutionnel de formation de professeurs à partir des conversations avec des chercheurs canadiens.Mots-clés: globalisation; politique linguistique; réformes curriculaires.Abstract: Globalization has been a centre issue in the redefinition of public policies, particularly the role of english language teaching as a factor of social inclusion and exclusion. In this article I discuss three important aspects: firstly, the interface of globalization with english language teaching, secondly teacher education and curricular implementation in the brazilian context and finally I describe an interinstitutional project of teacher education in dialogue with canadian researchers.Keywords: globalization; language policy; curricular reforms.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7174
10.15210/interfaces.v11i1.7174
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7174
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v11i1.7174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7174/4991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 11 n. 1 (2011); 253-270
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 11 No. 1 (2011); 253-270
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 253-270
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 11 No 1 (2011); 253-270
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v11i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084161806336