Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, Franciele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva Stolf, Maria Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927
Resumo: O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.
id UFPEL-3_c49e7287ad7bb06e0443c92cbd5a8ed8
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/15927
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Publicações sonoras: entre processos de escuta e participaçãoAudio publications: between listening processes and participationSound artAudio publicationListening processesParticipation.Arte sonoraPublicação sonoraProcessos de escutaParticipação.O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.This text presents some reflections about artistic processes when audiopublications generate installations, propositions and sound actions, or vice-versa,involving different processes of listening, between the infra-ordinary and the inframince,between a place of listening of border sound spaces, which presupposes transitsbetween contexts and multiple speeches, thinking and practicing the listening as situation,field and space of participation. Thus, this text investigates projects, such as The SonicBody: Figures 1-12 (2011), by Brandon LaBelle, Crackers (2001), by Christof Migone,and Horizontal Radio (1995), proposed by ONF, as well as the processes of constructionof the projects and the publications Como falar entre fronteiras (2015), developed byFranciele Favero, Panquecas fantasmáticas and FORA [DO AR] (2004), proposed byRaquel Stolf. In connection with these reflections, it approaches other authors and writers,such as José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter andGale Joseph-Hunter.Abecan2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1592710.15210/interfaces.v19i1.15927Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-1031984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927/10163Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessFavero, Francieleda Silva Stolf, Maria Raquel2020-03-13T16:40:37Zoai:ojs.ufpel:article/15927Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:40:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
Audio publications: between listening processes and participation
title Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
spellingShingle Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
Favero, Franciele
Sound art
Audio publication
Listening processes
Participation.
Arte sonora
Publicação sonora
Processos de escuta
Participação.
title_short Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
title_full Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
title_fullStr Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
title_full_unstemmed Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
title_sort Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
author Favero, Franciele
author_facet Favero, Franciele
da Silva Stolf, Maria Raquel
author_role author
author2 da Silva Stolf, Maria Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, Franciele
da Silva Stolf, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Sound art
Audio publication
Listening processes
Participation.
Arte sonora
Publicação sonora
Processos de escuta
Participação.
topic Sound art
Audio publication
Listening processes
Participation.
Arte sonora
Publicação sonora
Processos de escuta
Participação.
description O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927
10.15210/interfaces.v19i1.15927
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v19i1.15927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15927/10163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 83-103
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v19i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085745156096