TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaise, Maria Joana Chiodelli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
Resumo: Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.
id UFPEL-4_00557ffd429027edc98eba238bf87306
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/20441
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”Teoria da Argumentação na LínguaTeoria dos Blocos Semânticosdiscurso midiático.Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.Universidade Federal de Pelotas2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2044110.15210/cdl.v0i42.20441Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 407-4182358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20441/14229Copyright (c) 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaise, Maria Joana ChiodelliFreitas, Ernani Cesar de2023-07-06T17:16:17Zoai:ojs.ufpel:article/20441Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-07-06T17:16:17Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
spellingShingle TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
Chaise, Maria Joana Chiodelli
Teoria da Argumentação na Língua
Teoria dos Blocos Semânticos
discurso midiático.
title_short TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_full TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_fullStr TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_full_unstemmed TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_sort TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
author Chaise, Maria Joana Chiodelli
author_facet Chaise, Maria Joana Chiodelli
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaise, Maria Joana Chiodelli
Freitas, Ernani Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Argumentação na Língua
Teoria dos Blocos Semânticos
discurso midiático.
topic Teoria da Argumentação na Língua
Teoria dos Blocos Semânticos
discurso midiático.
description Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
10.15210/cdl.v0i42.20441
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i42.20441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20441/14229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 407-418
2358-1409
0102-9576
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755958642016256