TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaise, Maria Joana Chiodelli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
Resumo: Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.
id UFPEL-4_7db20ae168cb47210cb41136dfe097a6
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/20441
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; discurso midiático.Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.Universidade Federal de PelotasChaise, Maria Joana ChiodelliFreitas, Ernani Cesar de2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2044110.15210/cdl.v0i42.20441Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 407-4182358-14090102-957610.15210/cdl.v0i42reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20441/14229Direitos autorais 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T17:35:49Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20441Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-04-08T17:35:49Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
spellingShingle TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
Chaise, Maria Joana Chiodelli
Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; discurso midiático.
title_short TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_full TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_fullStr TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_full_unstemmed TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
title_sort TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”
author Chaise, Maria Joana Chiodelli
author_facet Chaise, Maria Joana Chiodelli
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaise, Maria Joana Chiodelli
Freitas, Ernani Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; discurso midiático.
topic Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; discurso midiático.
description Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
10.15210/cdl.v0i42.20441
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20441
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i42.20441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20441/14229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 407-418
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i42
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249728233472