O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19827 |
Resumo: | Este trabalho problematiza o tratamento dispensado à literatura infantil no programa Conta pra mim, instituído pelo governo federal em 2020. A partir da análise de documentos desse programa, revela como a atual perspectiva oficial para a alfabetização nega a oferta de literatura infantil e suprime o acúmulo de conhecimentos historicamente elaborados sobre alfabetização, sobre educação literária e sobre literatura infantil. Discute como a defesa da educação familiar, em um contexto de crescimento do conservadorismo, relativiza o direito à educação básica. Afirma que a convivência social e a educação literária desaguam também no contexto da educação escolar, lócus que se sustenta não pelo afastamento e enclausuramento das famílias, mas, ao contrário, se ampara também na pluralidade delas e no diálogo com suas respectivas demandas. Conclui que a proposta de leitura para as crianças, nos moldes literacia familiar apresentados, nega o acesso à arte e está confinada a finalidades utilitaristas, imediatistas, moralizadoras, que não contribuem com transformação da sociedade, mas com a sua reprodução. |
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O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIMLiteratura infantil; política educacional; PNA. Conta pra mim.Este trabalho problematiza o tratamento dispensado à literatura infantil no programa Conta pra mim, instituído pelo governo federal em 2020. A partir da análise de documentos desse programa, revela como a atual perspectiva oficial para a alfabetização nega a oferta de literatura infantil e suprime o acúmulo de conhecimentos historicamente elaborados sobre alfabetização, sobre educação literária e sobre literatura infantil. Discute como a defesa da educação familiar, em um contexto de crescimento do conservadorismo, relativiza o direito à educação básica. Afirma que a convivência social e a educação literária desaguam também no contexto da educação escolar, lócus que se sustenta não pelo afastamento e enclausuramento das famílias, mas, ao contrário, se ampara também na pluralidade delas e no diálogo com suas respectivas demandas. Conclui que a proposta de leitura para as crianças, nos moldes literacia familiar apresentados, nega o acesso à arte e está confinada a finalidades utilitaristas, imediatistas, moralizadoras, que não contribuem com transformação da sociedade, mas com a sua reprodução.Universidade Federal de PelotasRamalhete, Mariana Passos2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1982710.15210/cdl.v0i38.19827Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 151-1672358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19827/12594Direitos autorais 2021 Mariana Passos Ramalhetehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T15:12:26Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19827Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T15:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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