DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22976 |
Resumo: | Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas. |
id |
UFPEL-4_4543235056be112453c369603ef1f9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/22976 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”América Latinadiscursos de/sobreeducação linguística em língua espanhola.Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas. Universidade Federal de Pelotas2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2297610.15210/cdl.v0i0.22976Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 89-1102358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22976/14407Copyright (c) 2022 Joyce Palha Colaçahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColaça, Joyce Palha2023-07-06T17:02:35Zoai:ojs.ufpel:article/22976Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-07-06T17:02:35Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
title |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
spellingShingle |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” Colaça, Joyce Palha América Latina discursos de/sobre educação linguística em língua espanhola. |
title_short |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
title_full |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
title_fullStr |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
title_sort |
DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA” |
author |
Colaça, Joyce Palha |
author_facet |
Colaça, Joyce Palha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colaça, Joyce Palha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
América Latina discursos de/sobre educação linguística em língua espanhola. |
topic |
América Latina discursos de/sobre educação linguística em língua espanhola. |
description |
Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22976 10.15210/cdl.v0i0.22976 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22976 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i0.22976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22976/14407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joyce Palha Colaça http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joyce Palha Colaça http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 89-110 2358-1409 0102-9576 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755959567908864 |