MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372 |
Resumo: | O Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação. |
id |
UFPEL-4_4939eb666e263abd197cfda949e2ce4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/17372 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLArO Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação.Universidade Federal de PelotasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Matiola, Vanessa2020-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1737210.15210/cdl.v0i35.17372Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 235-2472358-14090102-957610.15210/cdl.v0i35reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372/10999Direitos autorais 2020 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T17:30:59Zoai:ojs.10.0.0.224:article/17372Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T17:30:59Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
title |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr Matiola, Vanessa |
title_short |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
title_full |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
title_sort |
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr |
author |
Matiola, Vanessa |
author_facet |
Matiola, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matiola, Vanessa |
description |
O Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372 10.15210/cdl.v0i35.17372 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i35.17372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372/10999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 235-247 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i35 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217248585285632 |