MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matiola, Vanessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372
Resumo: O Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação.
id UFPEL-4_4939eb666e263abd197cfda949e2ce4d
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/17372
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLArO Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação.Universidade Federal de PelotasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)Matiola, Vanessa2020-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1737210.15210/cdl.v0i35.17372Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 235-2472358-14090102-957610.15210/cdl.v0i35reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372/10999Direitos autorais 2020 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T17:30:59Zoai:ojs.10.0.0.224:article/17372Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T17:30:59Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
title MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
spellingShingle MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
Matiola, Vanessa
title_short MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
title_full MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
title_fullStr MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
title_sort MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
author Matiola, Vanessa
author_facet Matiola, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matiola, Vanessa
description O Teletandem é modalidade da prática de aprendizagem de línguas em Tandem, que coloca aprendizes de línguas estrangeiras em pares para que conversem um com o outro usando as línguas em que são fluentes. No Teletandem, os parceiros conversam por meio de recursos que permitam o uso de câmera, microfone, mensagens instantâneas, dentre outras ferramentas. Durante os encontros, as conversas entre os participantes devem ser divididas em duas partes, de forma que ambos possam praticar sua língua-alvo. No Projeto Teletandem Brasil, além do momento de interação com o parceiro, os aprendizes brasileiros também participam de uma sessão de mediação, na qual irão relatar suas impressões a um mediador, que procurará fazer com que reflitam de acordo com o que foi falado. No Teletandem da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (UNESP/FCLAr), as sessões de mediação já foram feitas por meio de diários reflexivos e rodas de conversa. Com esses dois tipos de mediação, notou-se que há mudanças na maneira como os participantes relatam suas experiências e como pensam sobre elas. Com isso, o modo de o mediador lidar com a mediação também se modifica. Portanto, neste trabalho, procuraremos analisar como a configuração da sessão de mediação molda o jeito como os participantes fazem seus relatos, como refletem sobre eles e como o mediador lida com isso.Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; tecnologia e aprendizagem; aprendizagem de línguas; teletandem; mediação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372
10.15210/cdl.v0i35.17372
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i35.17372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17372/10999
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 235-247
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i35
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217248585285632