PROCESSAMENTO DE LEITURA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LÍNGUA ALEMÃ COMO LINGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vansiler, Nair Daiane de Souza Sauaia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Klein, Ângela Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17160
Resumo: O ensino de língua alemã como LE em contexto universitário vem ganhando há tempos destaque, principalmente devido ao fortalecimento dos intercâmbios entre as universidades brasileiras e alemãs. Compreender o processamento da leitura nos diferentes níveis de aprendizagem (do iniciante ao mais avançado) faz-se necessário para uma abordagem de ensino-aprendizagem mais eficiente. Neste trabalho apresentamos os resultados de um experimento realizado com alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Ponta Grossa, que realizam curso livre de alemão no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) desta universidade. O experimento está constituído de duas etapas: 1) leitura de um texto em alemão em frente ao rastreador ocular de nível A1 (em conformidade ao Quadro Comum Europeu de Línguas) composto por 55 palavras sobre o tema comida e 2) um teste de compreensão. Participaram 15 informantes e estão classificados em Iniciantes A1, tendo 60 horas aula de curso de alemão, e Intermediários A2, com 250 horas aula de alemão. O objetivo desta pesquisa é verificar a diferença de processamento de leitura entre esses dois grupos. Estudou-se os dados dos movimentos oculares quanto à quantidade de média de tempo de fixações, pois este está para o processamento da compreensão, uma vez que os movimentos motores requerem tempo para planejamento e execução (Rayner, 2013). Os resultados indicam que, embora o teste de compreensão tenha evidenciado níveis similares, os scores dos movimentos oculares indicam diferenças entre os grupos: a) os alunos do Grupo A1 realizam mais sacadas e fixações, b) os alunos do Grupo A1 processam o texto a nível de palavra, enquanto do Grupo A2 usam mais o contexto, c) os alunos do Grupo A2 recorrem mais a imagem para compreender o texto. Resultados dessa pesquisa podem ser úteis para aprimorar testes de nivelamento, que são exigência de entidades de fomento à pesquisa.Palavras-chave: Leitura; língua estrangeira; língua alemã; movimentos oculares.
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