A INFLUÊNCIA DO PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO EM UMA TAREFA DE DECISÃO LEXICAL EM MULTILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS (L1), INGLÊS (L2) E FRANCÊS (L3)
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17189 |
Resumo: | Este artigo discute a influência do priming grafo-fônico-fonológico na execução de uma tarefa de decisão lexical realizada por multilíngues. Nesse sentido, buscou-se verificar se semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre palavras das línguas estudadas (português, inglês e francês) influenciariam o tempo de reação na tarefa. Com o auxílio do software E-Prime 2.0, foi elaborado um experimento que contou com 90 pares de palavras, das quais metade apresentava supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre si, enquanto a outra metade não apresentava tais similaridades. Considerando a Hipótese de Seleção Não-Específica (CONKLIN; MAUNER, 2005), defendeu-se que as supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre as línguas promoveriam a ativação de correspondências grafo-fônico-fonológicas distintas, acarretando uma maior competição lexical entre os itens investigados, evidenciada no aumento dos tempos de reação (MACWHINNEY, 2005). Os resultados encontrados indicaram que os tempos de reação foram maiores para os itens que apresentavam as semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre prime e palavra-alvo, o que parece apontar para uma possível influência dos níveis de proficiência em cada uma das línguas dos participantes nesses resultados.Palavras-chave: Acesso lexical; priming; influência grafo-fônico-fonológica; multilinguismo; níveis de proficiência. |
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A INFLUÊNCIA DO PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO EM UMA TAREFA DE DECISÃO LEXICAL EM MULTILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS (L1), INGLÊS (L2) E FRANCÊS (L3)Este artigo discute a influência do priming grafo-fônico-fonológico na execução de uma tarefa de decisão lexical realizada por multilíngues. Nesse sentido, buscou-se verificar se semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre palavras das línguas estudadas (português, inglês e francês) influenciariam o tempo de reação na tarefa. Com o auxílio do software E-Prime 2.0, foi elaborado um experimento que contou com 90 pares de palavras, das quais metade apresentava supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre si, enquanto a outra metade não apresentava tais similaridades. Considerando a Hipótese de Seleção Não-Específica (CONKLIN; MAUNER, 2005), defendeu-se que as supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre as línguas promoveriam a ativação de correspondências grafo-fônico-fonológicas distintas, acarretando uma maior competição lexical entre os itens investigados, evidenciada no aumento dos tempos de reação (MACWHINNEY, 2005). Os resultados encontrados indicaram que os tempos de reação foram maiores para os itens que apresentavam as semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre prime e palavra-alvo, o que parece apontar para uma possível influência dos níveis de proficiência em cada uma das línguas dos participantes nesses resultados.Palavras-chave: Acesso lexical; priming; influência grafo-fônico-fonológica; multilinguismo; níveis de proficiência.Universidade Federal de Pelotas2020-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1718910.15210/cdl.v0i35.17189Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 13-252358-14090102-957610.15210/cdl.v0i35reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17189/10986Copyright (c) 2020 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Aline BehlingBlank, Cintia Ávila2021-07-02T14:30:59Zoai:ojs.ufpel:article/17189Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:30:59Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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