A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21337 |
Resumo: | A prática social de adoção pode ser considerada uma questão bastante desafiadora no Brasil. Ao se analisar os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça no Diagnóstico Sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (BRASIL, 2020), percebe-se que o número de pretendentes à adoção é seis vezes maior em relação ao número de crianças e adolescentes que aguardam colocação em família substituta. Isso se dá, em parte, em função da discrepância existente entre o perfil de filho/a idealizado por quem deseja adotar e o perfil de crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Em virtude disso, é comum encontrarmos práticas que incentivam a adoção tardia como, por exemplo, o projeto Quero uma família, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que divulgou diferentes depoimentos sobre adoção, com o intuito de incentivar a adoção tardia. Levando em consideração esse contexto e a relação dialética que se estabelece entre linguagem e sociedade, decidiu-se realizar uma análise discursiva crítica desses depoimentos com o objetivo de compreender como os/as filhos/as são identificados/as pelos/as adotantes. Desse modo, este estudo baseou-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2009). Os resultados principais revelam que os/as adotantes identificam seus/suas filhos/as por meio de escolhas lexicogramaticais que denotam avaliações de Afeto, com prevalência de emoções ligadas ao grupo da felicidade, o que pode ser um incentivo ao processo de adoção tardia. |
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A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICAAnálise de discurso crítica; sistema da avaliatividade; linguística de corpus; prática social de adoção; depoimentos.A prática social de adoção pode ser considerada uma questão bastante desafiadora no Brasil. Ao se analisar os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça no Diagnóstico Sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (BRASIL, 2020), percebe-se que o número de pretendentes à adoção é seis vezes maior em relação ao número de crianças e adolescentes que aguardam colocação em família substituta. Isso se dá, em parte, em função da discrepância existente entre o perfil de filho/a idealizado por quem deseja adotar e o perfil de crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Em virtude disso, é comum encontrarmos práticas que incentivam a adoção tardia como, por exemplo, o projeto Quero uma família, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que divulgou diferentes depoimentos sobre adoção, com o intuito de incentivar a adoção tardia. Levando em consideração esse contexto e a relação dialética que se estabelece entre linguagem e sociedade, decidiu-se realizar uma análise discursiva crítica desses depoimentos com o objetivo de compreender como os/as filhos/as são identificados/as pelos/as adotantes. Desse modo, este estudo baseou-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2009). Os resultados principais revelam que os/as adotantes identificam seus/suas filhos/as por meio de escolhas lexicogramaticais que denotam avaliações de Afeto, com prevalência de emoções ligadas ao grupo da felicidade, o que pode ser um incentivo ao processo de adoção tardia.Universidade Federal de PelotasApoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Soares, Layane CamposOttoni, Maria Aparecida Resende2022-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2133710.15210/cdl.v0i41.21337Caderno de Letras; n. 41 (2021): DISCURSO, PODER E HISTÓRIA. QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O POLÍTICO E A POLÍTICA; 275-2922358-14090102-957610.15210/cdl.v0i41reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21337/14084Direitos autorais 2022 LAYANE CAMPOS SOARES, Maria Aparecida Resende Ottonihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T23:30:53Zoai:ojs.10.0.0.224:article/21337Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-03-25T23:30:53Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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