DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8960 |
Resumo: | Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; Modernidade |
id |
UFPEL-4_b66edf2689cbd5c54b15c14e02966eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/8960 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOREste artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; ModernidadeUniversidade Federal de Pelotas2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/896010.15210/cdl.v0i27.8960Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 233-2402358-14090102-957610.15210/cdl.v0i27reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8960/6658Copyright (c) 2016 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavid, Ricardo Santos2019-08-02T15:24:19Zoai:ojs.ufpel:article/8960Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-02T15:24:19Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
title |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR David, Ricardo Santos |
title_short |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR |
author |
David, Ricardo Santos |
author_facet |
David, Ricardo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Ricardo Santos |
description |
Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; Modernidade |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8960 10.15210/cdl.v0i27.8960 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8960 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i27.8960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/8960/6658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caderno de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 233-240 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i27 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755957206515712 |