O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47885
Resumo: Há certa discussão entre intérpretes da filosofia platônica sobre o papel epistêmico da percepção. Nesse contexto, o Teeteto é um diálogo de destaque, pois há uma análise profunda da capacidade epistêmica dessa faculdade. Porém, não há um consenso sobre o significado do principal argumento para negar a definição que identifica conhecimento com percepção. Por um lado, pode-se dizer que a percepção é judicativa, ou seja, que o conteúdo da minha experiência perceptiva é um estado mental de conhecimento. Por outro lado, pode-se defender que a percepção não produz juízos. Como consequência, ela estaria fora de um âmbito discursivo. Nossa dissertação apresenta uma reconstrução literário-filosófica do diálogo Teeteto. Através dela, mostramos que o objetivo do texto é diferenciar perceber de pensar, explicitando suas características e capacidades. Isso explicitará como se dá a relação entre alma e corpo na percepção e servirá como critério para delimitar o caráter epistêmico dessa faculdade. Temos como resultado da investigação que que o corpo e a alma são coagentes no processo perceptivo e que, no processo de perceber, a alma não apreende juízos. Dessa maneira, se ser judicativo é condição necessária para algo ser fonte de conhecimento, então a percepção não tem estatuto epistêmico. Porém, a percepção continua tendo um papel no processo de conhecer as coisas.
id UFPE_0354a3b8b24c317643873bf35f020c1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/47885
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujohttp://lattes.cnpq.br/9680764150195544http://lattes.cnpq.br/8812185124107415SILVA FILHO, Marcos Antonio da2022-11-23T14:44:13Z2022-11-23T14:44:13Z2022-02-24CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo. O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47885Há certa discussão entre intérpretes da filosofia platônica sobre o papel epistêmico da percepção. Nesse contexto, o Teeteto é um diálogo de destaque, pois há uma análise profunda da capacidade epistêmica dessa faculdade. Porém, não há um consenso sobre o significado do principal argumento para negar a definição que identifica conhecimento com percepção. Por um lado, pode-se dizer que a percepção é judicativa, ou seja, que o conteúdo da minha experiência perceptiva é um estado mental de conhecimento. Por outro lado, pode-se defender que a percepção não produz juízos. Como consequência, ela estaria fora de um âmbito discursivo. Nossa dissertação apresenta uma reconstrução literário-filosófica do diálogo Teeteto. Através dela, mostramos que o objetivo do texto é diferenciar perceber de pensar, explicitando suas características e capacidades. Isso explicitará como se dá a relação entre alma e corpo na percepção e servirá como critério para delimitar o caráter epistêmico dessa faculdade. Temos como resultado da investigação que que o corpo e a alma são coagentes no processo perceptivo e que, no processo de perceber, a alma não apreende juízos. Dessa maneira, se ser judicativo é condição necessária para algo ser fonte de conhecimento, então a percepção não tem estatuto epistêmico. Porém, a percepção continua tendo um papel no processo de conhecer as coisas.CAPESThere is some discussion among interpreters of Platonic philosophy about the epistemic role of perception. In this context, Theaetetus is a prominent dialogue, because there is a deep analysis of the epistemic capacity of this faculty. However, there is no consensus on the meaning of the main argument for denying the definition that identifies knowledge with perception. On the one hand, one can say that perception is judicative, that is, that the content of my perceptual experience is a mental state of knowledge. On the other hand, one can argue that perception does not produce judgments. Consequently, it would be outside a discursive scope. Our dissertation presents a literary-philosophical reconstruction of the dialogue Theaetetus. Through it, we show that the purpose of the text is to distinguish perceiving from thinking, explaining its characteristics and capabilities. This will make explicit how the relationship between soul and body in perception takes place and will serve as a criterion to delimit the epistemic character of this faculty. We have as a result of the investigation that body and soul are coagent in the perceptual process and that, in the process of perceiving, the soul does not apprehend judgments. Thus, if being judgmental is a necessary condition for something to be a source of knowledge, then perception has no epistemic status. However, perception still has a role in the process of knowing things.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaEpistemologiaPercepçãoPlatãoO estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdfDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdfapplication/pdf1177316https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf524ddc8c801d99158cba789ae27c84baMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdf.txtExtracted texttext/plain429219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf.txt430239c8f330ea296dbe897b02d2811bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marciano Romualdo Araujo Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf.jpg37b5b27efd4baaf21f5baa80b420cf68MD55123456789/478852022-11-24 02:17:37.036oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-11-24T05:17:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
title O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
spellingShingle O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo
Filosofia
Epistemologia
Percepção
Platão
title_short O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
title_full O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
title_fullStr O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
title_full_unstemmed O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
title_sort O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária
author CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo
author_facet CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9680764150195544
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8812185124107415
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA FILHO, Marcos Antonio da
contributor_str_mv SILVA FILHO, Marcos Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Epistemologia
Percepção
Platão
topic Filosofia
Epistemologia
Percepção
Platão
description Há certa discussão entre intérpretes da filosofia platônica sobre o papel epistêmico da percepção. Nesse contexto, o Teeteto é um diálogo de destaque, pois há uma análise profunda da capacidade epistêmica dessa faculdade. Porém, não há um consenso sobre o significado do principal argumento para negar a definição que identifica conhecimento com percepção. Por um lado, pode-se dizer que a percepção é judicativa, ou seja, que o conteúdo da minha experiência perceptiva é um estado mental de conhecimento. Por outro lado, pode-se defender que a percepção não produz juízos. Como consequência, ela estaria fora de um âmbito discursivo. Nossa dissertação apresenta uma reconstrução literário-filosófica do diálogo Teeteto. Através dela, mostramos que o objetivo do texto é diferenciar perceber de pensar, explicitando suas características e capacidades. Isso explicitará como se dá a relação entre alma e corpo na percepção e servirá como critério para delimitar o caráter epistêmico dessa faculdade. Temos como resultado da investigação que que o corpo e a alma são coagentes no processo perceptivo e que, no processo de perceber, a alma não apreende juízos. Dessa maneira, se ser judicativo é condição necessária para algo ser fonte de conhecimento, então a percepção não tem estatuto epistêmico. Porém, a percepção continua tendo um papel no processo de conhecer as coisas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-23T14:44:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-23T14:44:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo. O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47885
identifier_str_mv CAVALCANTI, Marciano Romualdo Araujo. O estatuto epistêmico da percepção a partir do diálogo Teeteto de Platão : uma leitura filosófico-literária. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47885/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marciano%20Romualdo%20Araujo%20Cavalcanti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
524ddc8c801d99158cba789ae27c84ba
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
430239c8f330ea296dbe897b02d2811b
37b5b27efd4baaf21f5baa80b420cf68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310721354072064