Corpos visíveis: matéria e performance no cinema de mulheres
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Data de Publicação: | 2015 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18310 |
Resumo: | O cinema de mulheres, mobilizado pelos estudos feministas como campo de agenciamento da visibilidade, desafia a investigação contemporânea. Esta, busca situá-lo em função dos recentes paradigmas de gênero de ruptura com os binarismos e ênfase na dimensão política da corporeidade, e das atuais perspectivas de espectatorialidade e política da arte do campo cinematográfico. Neste trabalho, buscamos rever a perspectiva de autoria feminina como um processo de subjetivação política do corpo na obra de realizadoras que utilizam os próprios corpos como matéria fílmica. Consideramos o viés ontológico do corpo vivido, presente na obra de Beauvoir (1967) e revisitado pela abordagem recente do feminismo material, vinculado ao pensamento de Braidotti (2005) e as perspectivas de análise fílmica de Sobchack (1991, 2004), Del Rio (2008) e Marks (2000, 2002). Para tanto, empreendemos uma epistemologia estéticopolítica do corpo, mensurando a relação entre mente e corpo como central para a compreensão do lugar da mulher na arte. Posteriormente, observamos as perspectivas de autoria feminina no cinema, situando-as em relação ao status que os corpos em movimento adquirem no regime estético da arte (RANCIÈRE, 2005a, 2013), no qual o cinema desponta como locus privilegiado na articulação das distâncias entre arte e cotidiano. Por fim, analisamos filmes que trazem a presença fílmica, a performance cinematográfica e a dimensão háptica dos corpos das realizadoras, transitando entre obras de caráter deliberadamente encenado e de viés autobiográfico. Observamos que o corpo vivido emerge tanto como elemento de atração e engendramento de aspectos fílmicos, como o plano e a mise en scène, quanto como evidência política dos processos vitais destas mulheres. |
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Consideramos o viés ontológico do corpo vivido, presente na obra de Beauvoir (1967) e revisitado pela abordagem recente do feminismo material, vinculado ao pensamento de Braidotti (2005) e as perspectivas de análise fílmica de Sobchack (1991, 2004), Del Rio (2008) e Marks (2000, 2002). Para tanto, empreendemos uma epistemologia estéticopolítica do corpo, mensurando a relação entre mente e corpo como central para a compreensão do lugar da mulher na arte. Posteriormente, observamos as perspectivas de autoria feminina no cinema, situando-as em relação ao status que os corpos em movimento adquirem no regime estético da arte (RANCIÈRE, 2005a, 2013), no qual o cinema desponta como locus privilegiado na articulação das distâncias entre arte e cotidiano. Por fim, analisamos filmes que trazem a presença fílmica, a performance cinematográfica e a dimensão háptica dos corpos das realizadoras, transitando entre obras de caráter deliberadamente encenado e de viés autobiográfico. Observamos que o corpo vivido emerge tanto como elemento de atração e engendramento de aspectos fílmicos, como o plano e a mise en scène, quanto como evidência política dos processos vitais destas mulheres.Women's cinema, mobilized by feminists studies as a field of visibility and agency, defies the contemporary investigation. The feminist critique tries to place it according to recent binary gender rupture paradigms and emphasis in the political dimension of embodiment, and the current perspectives of spectatorship and art politics in the cinema field. In this thesis, we consider the perspective of female authorship as a process of body politics subjectivity in the work of filmmakers who use their own bodies as film material. We reflect on the ontological bias of the lived body, present at the work of Beauvoir (1967) and revisited by the approach of the recent material feminism, linked to the ideas of Braidotti (2005) and the perspectives of film analysis by Sobchack (1991, 2004), Del Rio (2008) and Marks (2000, 2002). Therefore, we promote an aesthetical and political epistemology of the body, measuring the confrontation between body and mind as central to the understanding of the place of women in art. Later, we observe the female authorship perspectives in cinema, placing them in relation to the status that the bodies in movement acquire in art aesthetic regimen (RANCIÈRE, 2005a, 2013), in which cinema emerges as privileged locus in the articulation of distances between art and everyday life. Finally, we analyze films that show the filmic presence, the film performance and the haptic dimension of the female filmmakers bodies, moving between works of deliberate staged character and autobiographical bias. We observe that the lived body emerges as much as element of attraction and engendering filmic aspects such as the plan and the mise-en-scène, and as political evidence of the vital processes of these women.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCorpo e GêneroEstética da CarneCinema de MulheresBody and GenderCarnal AestheticsWomen's CinemaCorpos visíveis: matéria e performance no cinema de mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_daiany_corpos visíveis.pdf.jpgTese_daiany_corpos visíveis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18310/5/Tese_daiany_corpos%20vis%c3%adveis.pdf.jpged61516169bc227a7017846e411c9f1dMD55ORIGINALTese_daiany_corpos visíveis.pdfTese_daiany_corpos visíveis.pdfapplication/pdf4076151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18310/1/Tese_daiany_corpos%20vis%c3%adveis.pdfbea4a714bf68f66fc63c917659587290MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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