Cinemas fluidos: análise das interrelações entre cinema independente experimental brasileiro e arte contemporânea no contexto pós-cinema
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13154 |
Resumo: | A partir da observação do contexto atual da produção do cinema independente experimental brasileiro, notamos a interação estética e conceitual deste cinema com elementos da arte contemporânea. Esta produção nos remete a um contexto caracterizado pela expansão dos conceitos do que se entende por cinema, transbordando as características formais e estéticas do cinema tradicional. Numa primeira parte enfatiza-se alguns filmes dentro do que chamamos aqui de cinema independente experimental contemporâneo brasileiro, e a partir deles é feito uma analise associativa com segmentos da arte contemporânea, como a performance, arte processual, arte conceitual, criações em rede, minimalismo, entre outros. Em uma segunda parte, observase esta produção cinematográfica e essa interação com a arte contemporânea enfatizando a experiência estética. Foca-se na valorização da sensibilidade e subjetividade do espectador em sua relação com a obra, tendo por base teóricos como Didi-Huberman e Merleau-Ponty. Por fim, embasado pelo conceito de “efeito cinema” de Philippe Dubois, apontamos para um cenário de filmes fluidos, uma experiência imersiva que evoca a participação do espectador para preencher seus vazios, filmes em que o espectador se faz necessário para a obra se fazer completa, evocam uma experiência estética específica, à qual associamos o conceito de “efeito instalação”. |
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A partir da observação do contexto atual da produção do cinema independente experimental brasileiro, notamos a interação estética e conceitual deste cinema com elementos da arte contemporânea. Esta produção nos remete a um contexto caracterizado pela expansão dos conceitos do que se entende por cinema, transbordando as características formais e estéticas do cinema tradicional. Numa primeira parte enfatiza-se alguns filmes dentro do que chamamos aqui de cinema independente experimental contemporâneo brasileiro, e a partir deles é feito uma analise associativa com segmentos da arte contemporânea, como a performance, arte processual, arte conceitual, criações em rede, minimalismo, entre outros. Em uma segunda parte, observase esta produção cinematográfica e essa interação com a arte contemporânea enfatizando a experiência estética. Foca-se na valorização da sensibilidade e subjetividade do espectador em sua relação com a obra, tendo por base teóricos como Didi-Huberman e Merleau-Ponty. Por fim, embasado pelo conceito de “efeito cinema” de Philippe Dubois, apontamos para um cenário de filmes fluidos, uma experiência imersiva que evoca a participação do espectador para preencher seus vazios, filmes em que o espectador se faz necessário para a obra se fazer completa, evocam uma experiência estética específica, à qual associamos o conceito de “efeito instalação”. |
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