O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11446
Resumo: Propostas comerciais são documentos utilizados por prestadores de serviço para apresentar novos produtos a um potencial cliente. No APL-PE de jogos digitais, sua empresa especialista em advergames - jogos utilizados em campanhas publicitárias - mais antiga, com 11 anos, é a Jynx Playware, que prospecta novos negócios através de propostas comerciais. No entanto, os documentos deste tipo produzidos pela empresa não possuem a efetividade desejada, resultando em uma baixa aprovação de projetos. Através da análise bibliográfica sobre propostas comerciais, viu-se que o documento deve ir além da descrição técnica do produto, apresentando ao cliente as razões que levaram o prestador a propor tal solução. Neste caso, as informações presentes em diversos métodos de design, utilizados na etapa de exploração do problema, podem ser incorporadas às propostas comerciais de advergames. Desta forma espera-se justificar a escolha da solução e apresentar ao cliente como ela irá atuar na solução de seu problema. Como resultado deste trabalho, foi gerado um modelo de propostas comerciais de advergames, que utiliza informações colhidas nas técnicas de exploração do problema [1] Análise de Similares e [2] Personas, para embasar o conceito do jogo apresentado. Como resultado da utilização do modelo na Jynx Playware, durante um período de 10 meses, houve um aumento no percentual de aprovação das propostas comerciais, o que mostra que o uso de métodos de design aparentemente é eficaz para gerar propostas comerciais de advergames mais efetivas.
id UFPE_05bd8f22beaf1a55be914f58eac40ae6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/11446
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira deNEVES, André M. M.2015-03-09T13:57:03Z2015-03-09T13:57:03Z2012-02-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11446Propostas comerciais são documentos utilizados por prestadores de serviço para apresentar novos produtos a um potencial cliente. No APL-PE de jogos digitais, sua empresa especialista em advergames - jogos utilizados em campanhas publicitárias - mais antiga, com 11 anos, é a Jynx Playware, que prospecta novos negócios através de propostas comerciais. No entanto, os documentos deste tipo produzidos pela empresa não possuem a efetividade desejada, resultando em uma baixa aprovação de projetos. Através da análise bibliográfica sobre propostas comerciais, viu-se que o documento deve ir além da descrição técnica do produto, apresentando ao cliente as razões que levaram o prestador a propor tal solução. Neste caso, as informações presentes em diversos métodos de design, utilizados na etapa de exploração do problema, podem ser incorporadas às propostas comerciais de advergames. Desta forma espera-se justificar a escolha da solução e apresentar ao cliente como ela irá atuar na solução de seu problema. Como resultado deste trabalho, foi gerado um modelo de propostas comerciais de advergames, que utiliza informações colhidas nas técnicas de exploração do problema [1] Análise de Similares e [2] Personas, para embasar o conceito do jogo apresentado. Como resultado da utilização do modelo na Jynx Playware, durante um período de 10 meses, houve um aumento no percentual de aprovação das propostas comerciais, o que mostra que o uso de métodos de design aparentemente é eficaz para gerar propostas comerciais de advergames mais efetivas.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPropostas ComerciaisMetodologia do DesignAdvergamesO uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILfelipe- versão com abstract.pdf.jpgfelipe- versão com abstract.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/5/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf.jpg0afe167c7a285a96223271f0e35b6e89MD55ORIGINALfelipe- versão com abstract.pdffelipe- versão com abstract.pdfapplication/pdf2628044https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/1/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf9ec933b5cb7508d74a581a10bb044d16MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTfelipe- versão com abstract.pdf.txtfelipe- versão com abstract.pdf.txtExtracted texttext/plain145917https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/4/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf.txt5d2b4b7ec43d79eb185e0ece28bbf5ceMD54123456789/114462019-10-25 04:40:56.617oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:40:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
title O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
spellingShingle O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira de
Propostas Comerciais
Metodologia do Design
Advergames
title_short O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
title_full O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
title_fullStr O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
title_full_unstemmed O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
title_sort O uso de metodologia de design em propostas comerciais de advergames no apl-pe de jogos digitais
author SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira de
author_facet SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Felipe Matheus Calado Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NEVES, André M. M.
contributor_str_mv NEVES, André M. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Propostas Comerciais
Metodologia do Design
Advergames
topic Propostas Comerciais
Metodologia do Design
Advergames
description Propostas comerciais são documentos utilizados por prestadores de serviço para apresentar novos produtos a um potencial cliente. No APL-PE de jogos digitais, sua empresa especialista em advergames - jogos utilizados em campanhas publicitárias - mais antiga, com 11 anos, é a Jynx Playware, que prospecta novos negócios através de propostas comerciais. No entanto, os documentos deste tipo produzidos pela empresa não possuem a efetividade desejada, resultando em uma baixa aprovação de projetos. Através da análise bibliográfica sobre propostas comerciais, viu-se que o documento deve ir além da descrição técnica do produto, apresentando ao cliente as razões que levaram o prestador a propor tal solução. Neste caso, as informações presentes em diversos métodos de design, utilizados na etapa de exploração do problema, podem ser incorporadas às propostas comerciais de advergames. Desta forma espera-se justificar a escolha da solução e apresentar ao cliente como ela irá atuar na solução de seu problema. Como resultado deste trabalho, foi gerado um modelo de propostas comerciais de advergames, que utiliza informações colhidas nas técnicas de exploração do problema [1] Análise de Similares e [2] Personas, para embasar o conceito do jogo apresentado. Como resultado da utilização do modelo na Jynx Playware, durante um período de 10 meses, houve um aumento no percentual de aprovação das propostas comerciais, o que mostra que o uso de métodos de design aparentemente é eficaz para gerar propostas comerciais de advergames mais efetivas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-09T13:57:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-09T13:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11446
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/5/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/1/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11446/4/felipe-%20vers%c3%a3o%20com%20abstract.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0afe167c7a285a96223271f0e35b6e89
9ec933b5cb7508d74a581a10bb044d16
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
5d2b4b7ec43d79eb185e0ece28bbf5ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310816102350848