O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000rm3f |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554 |
Resumo: | O objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremos |
id |
UFPE_079f8b703957cfee95eca30bd141ac74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/554 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MAIA, Fabiana Britto de AzevedoFARIAS, Salomão Alencar de2014-06-12T15:03:36Z2014-06-12T15:03:36Z2011-01-31Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554ark:/64986/001300000rm3fO objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmoções diferenciadasServiços ExtremosRisco PercebidoConsumo SagradoTurismo de aventura.O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3435_1.pdf.jpgarquivo3435_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/4/arquivo3435_1.pdf.jpgf6550c7a9c3b7604987af96c48d70ed0MD54ORIGINALarquivo3435_1.pdfapplication/pdf1234955https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/1/arquivo3435_1.pdf10872fb4ab92ef444dcc9ca80ea5812eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3435_1.pdf.txtarquivo3435_1.pdf.txtExtracted texttext/plain482133https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/3/arquivo3435_1.pdf.txt36cd5179f15414129888864533e439adMD53123456789/5542019-10-25 19:46:03.179oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:46:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
title |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
spellingShingle |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura MAIA, Fabiana Britto de Azevedo Emoções diferenciadas Serviços Extremos Risco Percebido Consumo Sagrado Turismo de aventura. |
title_short |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
title_full |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
title_fullStr |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
title_full_unstemmed |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
title_sort |
O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura |
author |
MAIA, Fabiana Britto de Azevedo |
author_facet |
MAIA, Fabiana Britto de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAIA, Fabiana Britto de Azevedo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções diferenciadas Serviços Extremos Risco Percebido Consumo Sagrado Turismo de aventura. |
topic |
Emoções diferenciadas Serviços Extremos Risco Percebido Consumo Sagrado Turismo de aventura. |
description |
O objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:03:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000rm3f |
identifier_str_mv |
Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. ark:/64986/001300000rm3f |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/4/arquivo3435_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/1/arquivo3435_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/3/arquivo3435_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6550c7a9c3b7604987af96c48d70ed0 10872fb4ab92ef444dcc9ca80ea5812e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 36cd5179f15414129888864533e439ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172897098956800 |