O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000rm3f
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554
Resumo: O objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremos
id UFPE_079f8b703957cfee95eca30bd141ac74
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/554
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MAIA, Fabiana Britto de AzevedoFARIAS, Salomão Alencar de2014-06-12T15:03:36Z2014-06-12T15:03:36Z2011-01-31Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554ark:/64986/001300000rm3fO objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmoções diferenciadasServiços ExtremosRisco PercebidoConsumo SagradoTurismo de aventura.O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3435_1.pdf.jpgarquivo3435_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/4/arquivo3435_1.pdf.jpgf6550c7a9c3b7604987af96c48d70ed0MD54ORIGINALarquivo3435_1.pdfapplication/pdf1234955https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/1/arquivo3435_1.pdf10872fb4ab92ef444dcc9ca80ea5812eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3435_1.pdf.txtarquivo3435_1.pdf.txtExtracted texttext/plain482133https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/3/arquivo3435_1.pdf.txt36cd5179f15414129888864533e439adMD53123456789/5542019-10-25 19:46:03.179oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:46:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
title O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
spellingShingle O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
Emoções diferenciadas
Serviços Extremos
Risco Percebido
Consumo Sagrado
Turismo de aventura.
title_short O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
title_full O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
title_fullStr O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
title_full_unstemmed O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
title_sort O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
author MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
author_facet MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
contributor_str_mv FARIAS, Salomão Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções diferenciadas
Serviços Extremos
Risco Percebido
Consumo Sagrado
Turismo de aventura.
topic Emoções diferenciadas
Serviços Extremos
Risco Percebido
Consumo Sagrado
Turismo de aventura.
description O objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:03:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000rm3f
identifier_str_mv Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
ark:/64986/001300000rm3f
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/4/arquivo3435_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/1/arquivo3435_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/554/3/arquivo3435_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6550c7a9c3b7604987af96c48d70ed0
10872fb4ab92ef444dcc9ca80ea5812e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
36cd5179f15414129888864533e439ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172897098956800