Escala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos anos iniciais do ensino fundamental (crianças e Eja)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33605 |
Resumo: | Aprender estatística significa aprender a pesquisar. Uma pesquisa envolve diversas fases, sendo uma delas a representação dos dados sistematizados. Para essa representação um dos elementos que precisa ser considerado é a escala. Entretanto, estudos têm mostrado que tanto alunos como professores ainda apresentam dificuldades com a escala. O objetivo desse estudo foi estabelecer Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de escala apresentada em gráficos estatísticos necessários para desenvolver um processo de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, foram desenvolvidos três estudos de naturezas distintas, mas complementares. No Estudo 1, a partir da revisão da literatura, estabelecemos as habilidades necesárias para a compreensão de escala nos anos iniciais para cada tipo do Conhecimento Matemático para o Ensino (Mathematical Knowledge for Teaching - MKT). No estudo 2, investigamos o desempenho na interpretação e construção de escalas apresentadas em gráficos com 210 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (crianças e adultos da EJA), o que nos possibilitou propor uma progressão (Conhecimento do Horizonte de Escala). No Estudo 3, desenvolvemos e analisamos um processo de formação continuada de professores envolvendo a aprendizagem de escalas apresentadas em gráficos considerando os diferentes tipos de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Escala. Assim consideramos fundamental que os professores compreendam os seguintes tipos de Conhecimentos matemáticos necessários para aprendizagem do conceito de escala nos anos iniciais: Conhecimento Comum de Escala (saber localizar corretamente um valor na escala e saber construir corretamente a escala do gráfico); Conhecimento Especializado de Escala (considerar as especificidades dos diferentes intervalos da escala, considerar a diferença de dificuldade em localizar um valor implícito ou explícito na escala, considerar que os diferentes conjuntos numéricos influenciam no intervalo da escala e considerar que a proporcionalidade é um atributo da escala); Conhecimento de Escala e do Aluno (compreender as dificuldades e facilidades dos alunos para interpretar e construir a escala); Conhecimento de Escala e Ensino (explorar as habilidades, representar, localizar, analisar, comparar e construir escalas em diversas situações e com diferentes unidades escalares e variar as situações de ensino e uso do conceito de escala envolvendo atividades de medida de comprimento, de reta numérica e de mapas); Conhecimento de Escala e Currículo (conhecer o que os programas curriculares oficiais (BNCC e currículos locais) prescrevem para o trabalho com escala e conhecer o que o livro didático propõe para o trabalho com escala); Conhecimento do Horizonte de Escala (compreender como vai se complexificando a compreensão do conceito de escala e os elementos que influenciam nesta gradação). Para essa complexificação é importante considerar o reconhecimento de elementos estruturais (título, eixos e fonte), a localização de valores explícitos e implícitos na escala nos diferentes tipos de gráfico e os diferentes intervalos da escala. Finalmente, as atividades desenvolvidas envolvendo os diferentes tipos de conhecimento foram capazes de levar as professoras a refletirem e aprenderem sobre os Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Escala representada em gráficos. |
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No Estudo 1, a partir da revisão da literatura, estabelecemos as habilidades necesárias para a compreensão de escala nos anos iniciais para cada tipo do Conhecimento Matemático para o Ensino (Mathematical Knowledge for Teaching - MKT). No estudo 2, investigamos o desempenho na interpretação e construção de escalas apresentadas em gráficos com 210 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (crianças e adultos da EJA), o que nos possibilitou propor uma progressão (Conhecimento do Horizonte de Escala). No Estudo 3, desenvolvemos e analisamos um processo de formação continuada de professores envolvendo a aprendizagem de escalas apresentadas em gráficos considerando os diferentes tipos de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Escala. Assim consideramos fundamental que os professores compreendam os seguintes tipos de Conhecimentos matemáticos necessários para aprendizagem do conceito de escala nos anos iniciais: Conhecimento Comum de Escala (saber localizar corretamente um valor na escala e saber construir corretamente a escala do gráfico); Conhecimento Especializado de Escala (considerar as especificidades dos diferentes intervalos da escala, considerar a diferença de dificuldade em localizar um valor implícito ou explícito na escala, considerar que os diferentes conjuntos numéricos influenciam no intervalo da escala e considerar que a proporcionalidade é um atributo da escala); Conhecimento de Escala e do Aluno (compreender as dificuldades e facilidades dos alunos para interpretar e construir a escala); Conhecimento de Escala e Ensino (explorar as habilidades, representar, localizar, analisar, comparar e construir escalas em diversas situações e com diferentes unidades escalares e variar as situações de ensino e uso do conceito de escala envolvendo atividades de medida de comprimento, de reta numérica e de mapas); Conhecimento de Escala e Currículo (conhecer o que os programas curriculares oficiais (BNCC e currículos locais) prescrevem para o trabalho com escala e conhecer o que o livro didático propõe para o trabalho com escala); Conhecimento do Horizonte de Escala (compreender como vai se complexificando a compreensão do conceito de escala e os elementos que influenciam nesta gradação). Para essa complexificação é importante considerar o reconhecimento de elementos estruturais (título, eixos e fonte), a localização de valores explícitos e implícitos na escala nos diferentes tipos de gráfico e os diferentes intervalos da escala. Finalmente, as atividades desenvolvidas envolvendo os diferentes tipos de conhecimento foram capazes de levar as professoras a refletirem e aprenderem sobre os Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de Escala representada em gráficos.Learning statistics means learning to do one research. A research involves several phases, one of them being the representation of systematized data. For this representation one of the elements that needs to be considered is the scale. However, studies have shown that both students and teachers still have difficulties with the scale. The objective of this study was to establish Mathematical Knowledge for Teaching of scale presented in statistical graphs necessary to develop a process of continuous formation of teachers of the primary school. For this, three studies with complementary nature were developed. In Study 1, from the literature review, we established the skills needed to understand scale in the primary school for each type of Mathematical Knowledge for Teaching (MKT). In study 2 we investigated the performance in the interpretation and construction of scales presented in graphs with 210 students from the 1st to 5th year of primary school, being 148 children and 42 adults, which allowed us to propose a progression (Knowledge of the Scale Horizon). In Study 3 we developed and analyzed a process of continuous teacher training involving the learning of scales presented in graphs considering the different types of Mathematical Knowledge for Teaching Scale. Thus we consider it fundamental that teachers understand the following types of mathematical knowledge necessary to learn the concept of scale in primary school: Common Knowledge of Scale (knowing how to correctly locate a value in the scale and how to correctly construct the scale of the graph); Specialized Knowledge of Scale (consider the specificities of the different scale intervals, consider the difference in difficulty in locating an implicit or explicit value in the scale, consider that the different numerical sets influence the range of the scale and consider that proportionality is an attribute of the scale ); Scale and Student Knowledge (understand the difficulties and facilities of students to interpret and construct the scale); Scale and Teaching Knowledge (explore the skills to represent, locate, analyze, compare and construct scales in different situations and with different scalar units and vary the teaching situations and use of the concept of scale involving activities of measurement of length, numerical line and of maps); Knowledge of Scale and Curriculum (to know what the official curricular programs prescribe for the work with scale and to know what the textbook proposes for the work with scale); Knowledge of the Scale Horizon (understand how the concept of scale and the elements that influence this gradation become more complex). For this complexity, it is important to consider the recognition of structural elements (title, axes and source), the location of explicit and implicit values in the scale in the different types of graph and the different scale intervals. Finally, the activities developed involving the different types of knowledge were able to lead the teachers to reflect and learn about the Mathematical Knowledge for the Teaching of Scale represented in graphs.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação de jovens e adultosEstatísticaProfessores – FormaçãoUFPE - Pós-graduaçãoEscala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos anos iniciais do ensino fundamental (crianças e Eja)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque.pdf.jpgTESE Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33605/6/TESE%20Milka%20Rossana%20Guerra%20Cavalcanti%20de%20Albuquerque.pdf.jpg893768bfe1948e0a340f59eed572fdb9MD56ORIGINALTESE Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque.pdfTESE Milka Rossana Guerra Cavalcanti de Albuquerque.pdfapplication/pdf7025234https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33605/1/TESE%20Milka%20Rossana%20Guerra%20Cavalcanti%20de%20Albuquerque.pdfccb497c9ef7f40c2b3498e6e5f28a298MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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