Velhice, cultura e educação: abordagem transdisciplinar a partir do corpo no Tai Chi Chuan
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164 |
Resumo: | Essa pesquisa aborda a relação entre educação, corpo e cultura através do estudo e observação dos idosos da Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (APPCC) na prática de Tai Chi Chuan. O objetivo principal é mostrar, considerando o curso de vida dos membros do grupo, que o corpo incorpora saberes e aprendizagens acionados pela cultura e, uma vez trazidos à tona pela prática da arte marcial, promovem mudanças não só relacionadas à saúde – como por vezes são consideradas exclusivamente numa perspectiva reducionista de pesquisadores da gerontologia. As mudanças são também cognitivas, sociais, psicológicas, econômicas, afetivas etc. Dessa forma, nossa abordagem está epistemologicamente esteada nos entrelaçamentos multidimensionais do fenômeno à luz da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e pela proposição paradigmática do “terceiro incluído”. A abordagem metodológica adotada é qualitativo-descritiva de caráter etnográfico. Os dados foram reunidos a partir de observação participante e de entrevistas não estruturadas. Uma vez identificados os turning points na trajetória de vida dos idosos, foi possível compreender as referidas mudanças dentro de uma linha que divisa - e também dialoga-, “um antes” e “um depois”, de maneira recursiva, em termos de benefícios para a vida dos velhos com a prática do Tai Chi Chuan. Utilizamos a técnica de análise do discurso nas entrevistas individuais e em grupo. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para o aprofundamento da compreensão multidimensional da experiência corporal, seus reflexos sobre o envelhecimento e seus desdobramentos, em detrimento da postura dualista, fragmentada e excessivamente especializada que marca a ciência moderna no trato com o conhecimento e os saberes adquiridos e produzidos na velhice. |
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BENATTO, Giedre Vanessa de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0387991609391339http://lattes.cnpq.br/7065016480263800VOSS, Rita de Cássia Ribeiro2017-07-31T13:43:11Z2017-07-31T13:43:11Z2016-05-13https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20164Essa pesquisa aborda a relação entre educação, corpo e cultura através do estudo e observação dos idosos da Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (APPCC) na prática de Tai Chi Chuan. O objetivo principal é mostrar, considerando o curso de vida dos membros do grupo, que o corpo incorpora saberes e aprendizagens acionados pela cultura e, uma vez trazidos à tona pela prática da arte marcial, promovem mudanças não só relacionadas à saúde – como por vezes são consideradas exclusivamente numa perspectiva reducionista de pesquisadores da gerontologia. As mudanças são também cognitivas, sociais, psicológicas, econômicas, afetivas etc. Dessa forma, nossa abordagem está epistemologicamente esteada nos entrelaçamentos multidimensionais do fenômeno à luz da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e pela proposição paradigmática do “terceiro incluído”. A abordagem metodológica adotada é qualitativo-descritiva de caráter etnográfico. Os dados foram reunidos a partir de observação participante e de entrevistas não estruturadas. Uma vez identificados os turning points na trajetória de vida dos idosos, foi possível compreender as referidas mudanças dentro de uma linha que divisa - e também dialoga-, “um antes” e “um depois”, de maneira recursiva, em termos de benefícios para a vida dos velhos com a prática do Tai Chi Chuan. Utilizamos a técnica de análise do discurso nas entrevistas individuais e em grupo. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para o aprofundamento da compreensão multidimensional da experiência corporal, seus reflexos sobre o envelhecimento e seus desdobramentos, em detrimento da postura dualista, fragmentada e excessivamente especializada que marca a ciência moderna no trato com o conhecimento e os saberes adquiridos e produzidos na velhice.CAPESThis research addresses the relationship between education, body and culture through the study and observation of the elderly from Associação Brasileira de Práticas Corporais Chinesas (ABPCC) in the practice of Tai Chi Chuan. The main goal is to show, considering the life course of some members of the group, that the body incorporates knowledge and learnings triggered by culture and, once brought to light by the practice of this martial art, they promote changes not only related to health - as sometimes they are exclusively considered through a reductionist perspective of researchers in gerontology. The changes are also cognitive, social, psychological, economic, affective etc. Thus, our approach is epistemologically supported by the multidimensional interweaving of the phenomenon in the light of transdisciplinarity, the complex thought and the paradigmatic proposition of the "third included". The methodological approach adopted is qualitative-descriptive of ethnographic character. Data were gathered from participant observation and unstructured interviews. Once the turning points were identified in the life course of the elderly, it was possible to understand such changes within a line that divides - and also dialogues-, a "before" and an "after", recursively, in terms of benefits to the life of the elderly with the practice of Tai Chi Chuan. We used the discourse analysis technique in individual and group interviews. We hope that this work contributes to the deepening of the multidimensional understanding of the body experience, its reflections on aging and its developments, to the detriment of the dualistic, fragmented and overly specialized approach that marks modern science as to dealing with the knowledge and the learning acquired and produced in old age.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoCulturaVelhiceCorporeidadeTai Chi ChuanEducationCultureOld ageCorporealityTai Chi ChuanVelhice, cultura e educação: abordagem transdisciplinar a partir do corpo no Tai Chi Chuaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILversão final Dissertação Giedre.pdf.jpgversão final Dissertação Giedre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20164/5/vers%c3%a3o%20final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Giedre.pdf.jpg31c1ec9cbb212855f05795790e321d71MD55ORIGINALversão final Dissertação Giedre.pdfversão final Dissertação Giedre.pdfapplication/pdf2491754https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20164/1/vers%c3%a3o%20final%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Giedre.pdf569a88ee143897787538239546178cf8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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