O uso de jogos durante o atendimento educacional especializado em estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições à prática pedagógica no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, João Pedro Oliveira do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49365
Resumo: A presente pesquisa abordou a temática da importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objeto pode ser delineado como o uso de jogos durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como facilitador do ensino Matemático para estudantes com TEA, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A hipótese que ora se apresenta é a de que a experiência com jogos consiste numa prática pedagógica de imensurável contribuição para o ensino da Matemática, que analisamos durante o AEE aplicados aos estudantes com TEA que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Sustentamos que o uso de jogos possibilita subsídios para que o professor desenvolva, junto a criança, a autoconfiança, o interesse e a autonomia, estabelecendo uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, inovadora. Deste entendimento, propusemos a seguinte questão norteadora: como os professores de AEE elaboram propostas a partir da utilização de jogos, para a inclusão de alunos com TEA, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Objetivou-se, com este estudo: identificar quais jogos os professores de AEE trabalham nas SRM, durante o atendimento; caracterizar a mediação da aprendizagem da criança com TEA e sua relação com os conceitos matemáticos a serem apreendidos nas SRM; discutir, no contexto das SRM, as práticas pedagógicas de Educação Matemática, na perspectiva da inclusão escolar do estudante com TEA. Em busca de compreender o panorama das investigações que permeiam o tema da presente pesquisa, definimos a metodologia como Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as orientações dos estudos de Okoli (2019); análise documental e; pesquisa de campo. Nosso recorte se refere ao modo como ocorre o AEE por meio da utilização de jogos, a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, nas SRM. Com abordagem descritiva e qualitativa, a análise e discussão dos dados vale-se do exame criterioso de documentos consistentes acerca da legislação referente à Educação Inclusiva, pertinentes ao desenvolvimento desta pesquisa, além das contribuições teóricas de autores, como Cunha (2012), Orrú (2016), Kishimoto (1992; 2011; 2017), Vygotsky (1989), Kranz (2015, Zabala (2014), entre outros. Frente aos resultados obtidos, constatamos a hipótese supracitada, de que o uso dos jogos surge como fator determinante para uma aprendizagem significativa, nas aulas de Matemática, durante o AEE. Em ampla perspectiva, esta pesquisa busca contribuir com a produção de uma bibliografia pouco abordada nos bancos de dados acadêmicos oficiais, acerca do objeto delimitado, a fim de incentivar a produção de novas pesquisas nesta área, e, assim, romper as amarras que dificultam a prática da Educação Inclusiva de qualidade.
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O objeto pode ser delineado como o uso de jogos durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como facilitador do ensino Matemático para estudantes com TEA, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A hipótese que ora se apresenta é a de que a experiência com jogos consiste numa prática pedagógica de imensurável contribuição para o ensino da Matemática, que analisamos durante o AEE aplicados aos estudantes com TEA que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Sustentamos que o uso de jogos possibilita subsídios para que o professor desenvolva, junto a criança, a autoconfiança, o interesse e a autonomia, estabelecendo uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, inovadora. Deste entendimento, propusemos a seguinte questão norteadora: como os professores de AEE elaboram propostas a partir da utilização de jogos, para a inclusão de alunos com TEA, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Objetivou-se, com este estudo: identificar quais jogos os professores de AEE trabalham nas SRM, durante o atendimento; caracterizar a mediação da aprendizagem da criança com TEA e sua relação com os conceitos matemáticos a serem apreendidos nas SRM; discutir, no contexto das SRM, as práticas pedagógicas de Educação Matemática, na perspectiva da inclusão escolar do estudante com TEA. Em busca de compreender o panorama das investigações que permeiam o tema da presente pesquisa, definimos a metodologia como Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as orientações dos estudos de Okoli (2019); análise documental e; pesquisa de campo. Nosso recorte se refere ao modo como ocorre o AEE por meio da utilização de jogos, a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, nas SRM. Com abordagem descritiva e qualitativa, a análise e discussão dos dados vale-se do exame criterioso de documentos consistentes acerca da legislação referente à Educação Inclusiva, pertinentes ao desenvolvimento desta pesquisa, além das contribuições teóricas de autores, como Cunha (2012), Orrú (2016), Kishimoto (1992; 2011; 2017), Vygotsky (1989), Kranz (2015, Zabala (2014), entre outros. Frente aos resultados obtidos, constatamos a hipótese supracitada, de que o uso dos jogos surge como fator determinante para uma aprendizagem significativa, nas aulas de Matemática, durante o AEE. Em ampla perspectiva, esta pesquisa busca contribuir com a produção de uma bibliografia pouco abordada nos bancos de dados acadêmicos oficiais, acerca do objeto delimitado, a fim de incentivar a produção de novas pesquisas nesta área, e, assim, romper as amarras que dificultam a prática da Educação Inclusiva de qualidade.This research addressed the theme of the importance of games in the process of teaching and learning mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The object can be delineated as the use of games during specialized educational care (ESA), in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), as a facilitator of mathematical teaching for students with ASD, from the initial years of elementary school.The hypothesis that is presented here is that the experience with games consists of a pedagogical practice of immeasurable contribution to the teaching of Mathematics, which we analyzed during the ESA applied to students with ASD who are attending the initial years of elementary school. We argue that the use of games allows subsidies for the teacher to develop, together with the child, self-confidence, interest and autonomy, establishing a meaningful and, at the same time, innovative learning. From this understanding, we proposed the following guide question: how do ESA teachers develop proposals based on the use of games, for the inclusion of students with ASD, in the process of teaching and learning mathematics? The objective of this study was to identify which games The ESA teachers work in the RMS during the service; to characterize the mediation of the child's learning with ASD and its relationship with the mathematical concepts to be apprehended in THE; discuss, in the context of RMS, the pedagogical practices of Mathematics Education, from the perspective of school inclusion of students with ASD. In order to understand the panorama of the investigations that permeate the theme of the present research, we defined the methodology as Systematic Literature Review (RSL), following the guidelines of the studies of Okoli (2019); documentary analysis and; field research. Our clipping refers to the way the ESA occurs through the use of games, from the analysis of the teaching and learning process of Mathematics, in the RMS. With a descriptive and qualitative approach, the analysis and discussion of the data takes the careful examination of consistent documents on the legislation related to Inclusive Education, relevant to the development of this research, in addition to the theoretical contributions of authors such as Cunha (2012), Orrú (2016), Kishimoto (1992; 2011; 2017), Vygotsky (1989), Kranz (2015, Zabala (2014), among others. In the light of the results obtained, we observed the hypothesis mentioned above, that the use of games appears as a determining factor for a significant learning, in mathematics classes, during the ESA. In a broad perspective, this research seeks to contribute to the production of a bibliography little addressed in the official academic databases, about the delimited object, in order to encourage the production of new research in this area, and thus break the ties that hinder the practice of quality Inclusive Education.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do espectro autistaJogos no ensino de matemáticaEducação matemáticaEducação especialO uso de jogos durante o atendimento educacional especializado em estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições à prática pedagógica no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO João Pedro Oliveira do Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO João Pedro Oliveira do Nascimento.pdfapplication/pdf913640https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49365/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20Jo%c3%a3o%20Pedro%20Oliveira%20do%20Nascimento.pdffe2910150c570f2f5d571d2fe42c0b39MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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