Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rafaela Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83298
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
id UFPR_f1d364009179c528a20842737e78ac48
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83298
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima deDias, Rafaela Cruz2023-06-30T15:43:17Z2023-06-30T15:43:17Z2023https://hdl.handle.net/1884/83298Orientador: Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 24/02/2023Inclui referências: p. 110-114Resumo: A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a elaboração de aulas, não sendo ponderadas somente as dificuldades desses estudantes, mas também suas múltiplas potencialidades. O docente precisa estar preparado para as especificidades dos seus alunos, sempre objetivando uma aprendizagem objetiva e efetiva. A presente pesquisa apresentará uma revisão bibliográfica do contexto histórico da Educação Inclusiva e do Ensino de Ciências no Brasil. Terá como foco a Educação Inclusiva para discentes com Transtorno do espectro autista (TEA), abordando assim, o quadro sintomático, diagnóstico e graus de intensidade. A partir disso abordará as potencialidades de oficinas pedagógicas aplicadas a futuros docentes e Ciências, partindo de análises de fala de docentes acerca dos temas do estudo e de formação de professores. O desenvolvimento de abordagens diferenciadas de ensino enriquece a formação e experiência do docente, possibilitando o entendimento de outras formas de ensino aprendizagem, específicas de acordo com a realidade expressa no perfil individual de cada aluno. O objetivo deste estudo é compreender perspectivas de docentes de Ciências, presente em oficinas pedagógicas, e questionários sobre inclusão acerca dos limites e possibilidades de trabalho na Educação Básica o entendimento sobre inclusão de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa envolve revisão bibliográfica e documental, análise de dados e de Conteúdo e elaboração de oficinas pedagógicas para elaboração de materiais paradidáticos fundamentadas nas perspectivas teóricas de Vigotsky, Wallon, Pedagogia de Waldorf e metodologias de intervenção já associadas ao TEA, como os métodos, ABA, TEACCH e PECS.Abstract: Inclusive Education has as its main objective the effective involvement of all students in the teaching-learning process. Disabilities and special learning needs must be considered when designing classes, not only considering the difficulties of these students, but also their multiple potentials. The teacher needs to be prepared for the specificities of their students, always aiming at an objective and effective learning. This research will present a bibliographic review of the historical context of Inclusive Education and Science Teaching in Brazil. It will focus on Inclusive Education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), thus addressing the symptomatic picture, diagnosis and degrees of intensity. From there, it will address the potential of pedagogical workshops applied to future teachers and Sciences, based on analysis of teachers' speech on the themes of study and teacher training. The development of differentiated teaching approaches enriches the training and experience of the teacher, enabling the understanding of other forms of teaching and learning, specific according to the reality expressed in the individual profile of each student. The objective of this study is to understand the perspectives of Science teachers, present in pedagogical workshops, and questionnaires on inclusion about the limits and possibilities of work in Basic Education, the understanding of the inclusion of students with ASD. The research methodology involves bibliographic and document review, data and content analysis and the elaboration of pedagogical workshops for the elaboration of paradidactic materials based on the theoretical perspectives of Vigotsky, Wallon, Waldorf Pedagogy and intervention methodologies already associated with TEA, such as the , ABA, TEACCH and PECS.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação inclusivaTranstornos do espectro autistaMatemáticaDiscussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAELA CRUZ DIAS.pdfapplication/pdf4447609https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83298/1/R%20-%20D%20-%20RAFAELA%20CRUZ%20DIAS.pdf4c0f7118de41b04d0c7c7e5ba4dc9588MD51open access1884/832982023-06-30 12:43:17.326open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-30T15:43:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
title Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
spellingShingle Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
Dias, Rafaela Cruz
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática
title_short Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
title_full Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
title_fullStr Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
title_full_unstemmed Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
title_sort Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
author Dias, Rafaela Cruz
author_facet Dias, Rafaela Cruz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rafaela Cruz
contributor_str_mv Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática
topic Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-30T15:43:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-30T15:43:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83298
url https://hdl.handle.net/1884/83298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83298/1/R%20-%20D%20-%20RAFAELA%20CRUZ%20DIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c0f7118de41b04d0c7c7e5ba4dc9588
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860540555853824