O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Viviane Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33710
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_2536707941d4363c4e9887a997b6130a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33710
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantilAtendimento educacional especializadoTranstorno do espectro autistaEducação infantilPráticasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Há tempos as crianças consideradas como “diferentes” vêm sido negligenciadas e muitas escondidas pelas famílias. Mesmo com as leis atuais que dignificam a pessoa com deficiência e promulgam os mesmos direitos de igualdade, no que diz respeito à oportunidade e equidade ainda há muito a ser feito. A criança com Transtorno Espectro Autista (TEA) tem o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual há um professor especialista que garante atividades para seu desenvolvimento cognitivo, motor, interativo que potencialize seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo visa responder aos seguintes questionamentos: como são as metodologias e as técnicas utilizadas? Como o professor do AEE se prepara e organiza para oferecer o melhor atendimento para estas crianças? E quais são as dificuldades e o processo de ensino das crianças com TEA na Educação Infantil? Este estudo tem por objetivo geral apresentar o AEE para os estudantes com TEA. E por objetivos específicos compreender as características que envolvem o TEA e como ocorre a aprendizagem destes estudantes; e investigar as práticas pedagógicas as metodologias pedagógicas para o trabalho com este público. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica no período entre os anos 2015 a 2021 em artigos científicos e livros, sobre o Atendimento Educacional Especializado, a características do Transtorno do Espectro Autista, os programas de intervenção e as práticas pedagógicas. Para análise dos dados o texto foi subdivido em categorias: o primeiro refere-se ao que se trata o TEA, faz uma breve referência histórica; inclui suas características, peculiaridades e desafios; além dos níveis de gravidade de acordo com o DSM-V; já o segundo refere-se ao AEE e suas possibilidades, por isso apresenta os modelos de diagnósticos, programas e possíveis práticas. Conclui-se que cada indivíduo é singular e, portanto, as atividades devem ser estruturadas para potencializar as habilidades, extinguir ou amenizar comportamentos indesejados, para isso o docente deve conhecer as peculiaridades do autismo, dificuldades e as práticas efetivas que ajudam na aprendizagem e na vida das crianças com TEA. Ficou claro também a falta de formação continuada para os professores do AEE e encontros para a se atualizarem sobre os tipos de atendimentos para este público.2021-12-06Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaBuiatti, Viviane Pradohttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499x, xxx, xxFreitas, Viviane Rodrigues de2021-12-07T17:03:19Z2021-12-07T17:03:19Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREITAS, Viviane Rodrigues de. O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33710porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-08T06:39:24Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33710Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-08T06:39:24Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
title O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
spellingShingle O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
Freitas, Viviane Rodrigues de
Atendimento educacional especializado
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Práticas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
title_full O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
title_fullStr O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
title_sort O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil
author Freitas, Viviane Rodrigues de
author_facet Freitas, Viviane Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buiatti, Viviane Prado
http://lattes.cnpq.br/1434975072387499
x, x
x
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Viviane Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Práticas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Atendimento educacional especializado
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Práticas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07T17:03:19Z
2021-12-07T17:03:19Z
2021-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Viviane Rodrigues de. O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33710
identifier_str_mv FREITAS, Viviane Rodrigues de. O atendimento educacional especializado (AEE) e o transtorno espectro autista (TEA) na educação infantil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711494405160960